segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Limpeza de esgoto para o carnaval

A tradicional festa de Carnaval já está chegando para trazer alegria aos milhares de foliões que vão brincar na Região Metropolitana do Recife. Para garantir o bom funcionamento da rede coletora de esgoto, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a parceira privada, BRK Ambiental, intensificaram as ações de limpeza preventiva da rede coletora de esgoto nos principais polos de animação das cidades de Olinda e Recife. Serviços como desobstruções e pequenos reparos na rede também estão sendo realizados ao longo desse plano de ação.

Já foi executada a limpeza de quase 12 mil metros de rede coletora, dos mais de 14 mil metros que fazem parte da Operação Carnaval 2018. Até o dia 9 de fevereiro, será feito o restante das ações de limpeza que estão previstas para a Avenida Conde da Boa Vista e Rua do Riachuelo, no Recife; nas Avenidas Marcos Freire e Getúlio Vargas (trechos nos bairros de Casa Caiada e Bairro Novo) e na Rua Manoel de Lima Borba, em Olinda. “O trabalho começou com um planejamento prévio dos principais percursos dos blocos carnavalescos e locais de concentração das festividades. Fizemos um cronograma de ações que foi iniciado com vistorias para verificar a necessidade de atuação e, se confirmada, seguimos para o próximo passo, que é a execução dos serviços”, explica a gerente da Compesa, Noélia Lopes.

No Recife, as ações foram programadas para atender os percursos dos blocos Os Irresponsáveis (Arruda), Gota D’Água (Santo Amaro), Cabeça de Touro (Engenho do Meio) e Galo da Madrugada (São José). Também foram contempladas a Avenida Boa Viagem, o bairro do Recife Antigo e as proximidades do Parque da Jaqueira. Já em Olinda, as ações foram focadas nas ladeiras da Cidade Alta e no Alto da Sé, assim como em algumas ruas dos bairros do Carmo, Amparo, Bairro Novo e Varadouro. O objetivo desses trabalhos é garantir que os foliões curtam o Carnaval com mais tranquilidade. A população também precisa fazer a sua parte, e não deve descartar ou jogar lixo na rede coletora de esgoto, para evitar os extravasamentos e entupimentos da rede.

Além dos trabalhos de diagnóstico em pontos críticos da rede de esgoto e limpeza das tubulações, outras ações são realizadas na rede coletora, como ações de desobstrução de redes e ramais, substituição de tampas de poços de visita (local por onde a rede de esgoto é vistoriada) e caixas de inspeção. Equipes de diagnóstico e desobstrução atuarão no atendimento de demandas especiais durante o dia e à noite, em esquema de plantão, sempre em horários que não interfiram nas comemorações. Para acionar os serviços de esgotamento sanitário e de água, basta ligar para o número 0800.081.0185.

Imprensa Compesa