segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Dentes: Caruaru dá adeus à broca

De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), apenas 8% dos brasileiros passaram pela cadeira dos dentistas nos últimos anos e o medo é o segundo motivo mais citado para evitar os consultórios de dentistas, segundo a pesquisa do CFO. O medo perde apenas para a “falta de necessidade”, superando até mesmo a “falta de tempo e de recursos financeiros”.

A fobia de dentistas pode ser desencadeada por traumas decorrentes de experiências negativas anteriores, que podem remontar à infância. Os procedimentos rústicos do passado não raro provocavam dor durante todas as visitas ao consultório, o que resultava em uma associação inevitável entre ida ao dentista e dor. Assim, as pessoas que possuem algum trauma em relação a dentistas costumam adiar o máximo possível a visita a esse profissional, a fim de evitar o mal-estar causado pela fobia.

Um dos equipamentos que normalmente causam desconforto para os pacientes é a caneta de alta rotação, conhecida como “motorzinho” ou “broca”. Esse item é bastante utilizado nos consultórios para remoção de restaurações, cáries e outros procedimentos. O barulho, antes considerado inevitável, geralmente causa desconforto para pacientes e dentistas, que podem ter prejuízos auditivos devido ao convívio constante com o som.

Atualmente existem alternativas aos “motorzinhos” tradicionais, como a caneta de alta rotação que não emite o temido som, porque gira devido a uma rotação de turbina a partir de um motor elétrico, o que faz com que o ruído emitido seja similar a um sopro.

“Em Caruaru já trabalhamos com essa tecnologia que além de reduzir a vibração incômoda produzida pelas canetas de alta rotação tradicionais na mão do dentista, também beneficia o paciente, que não sente o procedimento que está sendo realizado, fazendo-o sentir-se mais cômodo e com menos medo. E o principal: o equipamento não assusta com seu barulho incômodo e nem prejudica a audição do profissional”, explica o dentista Dr. Lucio Azevedo.

Dicas para superar o medo de dentista e conquistar um sorriso bem cuidado e bonito:

1 – Entenda seu medo

2 – Pense nos benefícios

3 – Melhorias no tratamento

4 – Evite ficar ansioso

5 – Não fique com dúvidas

6 – Procure um bom profissional

7 – Distraia-se

8 – Crie uma frequência

Não adianta ir uma vez ao dentista e nunca mais voltar. É importante realizar suas consultas regularmente. Assim você irá se acostumar com os procedimentos e perceber que não tem porque ter medo. Além disso, evitará o surgimento de novos problemas. No final, tudo vale a pena e você vai agradecer seu dentista por não desistir de você.


Imprensa Caruaru