A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da sua Executiva de Ressocialização (Seres), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, entregará amanhã (17), às 10h, quatro novas salas de aula, que atenderão os reeducandos dos Presídios Frei Damião de Bozzano e ASP Marcelo Francisco de Araújo, que integram o Complexo Prisional Professor Aníbal Bruno.
Mais duas salas já estão sendo edificadas no Presídio Juiz Antônio Lins de Barros, que completa o Complexo. Esta ação aumentará em mais de 50% a oferta educacional nos três presídios, pois o número de salas passará de dez para 16.
Pioneirismo - De forma pioneira no Sistema Prisional brasileiro, as salas utilizaram perfis de PVC como matéria-prima. Este tipo de material, de simples encaixe, facilita a administração da mão-de-obra e do transporte. Além disso, proporciona uma construção rápida e limpa, evita desperdícios e reduz o impacto ambiental, por se tratar de um produto reciclável.
Meta - Até o final de 2012, a Seres ampliará a oferta de vagas de educação dentro do Sistema Prisional com a construção de 34 novas salas, que atenderão 1,1 mil novos alunos em todo o Estado. Atualmente, com 27% da sua população carcerária matriculada nas escolas instaladas no interior das unidades prisionais, Pernambuco possui a melhor média nacional, que é de 10%.
Remissão - Além do conhecimento que adquire, o reeducando que estuda é beneficiado pela redução da pena, pois cada 12 horas dedicadas aos livros, significa um dia a menos de reclusão.
Secretaria de Ressocialização de Pernambuco