Homens e mulheres poderão colocar sua energia a favor de uma importante causa neste final de semana, durante a Corrida e Caminhada Avon Contra o Câncer de Mama, promovida pelo Instituto Avon no dia 21 de outubro, na praia da Boa Viagem. A concentração terá início às 7h30, no Parque Dona Lindu, com opções para corrida de 5 km ou caminhada de 3 km. A inscrição pra qualquer uma das modalidades custa R$ 30, com direito a um kit com a camiseta, o boné da causa e dois produtos Avon. O melhor é que toda a renda arrecadada com as inscrições será doada para uma organização local que já trabalha com a detecção precoce do câncer de mama e o apoio a mulheres que têm ou tiveram a doença. Estudantes e pessoas acima de 65 anos pagam a metade do valor. Os participantes deverão retirar seus kits no dia anterior, dia 20 de outubro, no parque Dona Lindu, entre 8h e 17h.
A embaixadora do Instituto Avon, Luiza Brunet, será uma das personalidades presentes na caminhada, e estará usando a camiseta da campanha Avon contra o Câncer de Mama, à venda nos folhetos de produtos Avon, assim como os demais participantes da mobilização. Elas são feitas de poliéster reciclado obtido a partir de garrafas PET e custam R$ 15,90, sendo que todo o lucro da venda é revertido para o Instituto Avon investir em projetos de disseminação de informação e aumento de acesso aos exames. “Essa mobilização será um momento para a mulher pensar nela de forma completa, lembrando que, da mesma forma que cuida de sua beleza exterior, deve cuidar da sua saúde”, comenta Luiza Brunet.
Programação – Paralelamente à Corrida e Caminhada, as mulheres da cidade poderão usufruir de vários serviços oferecidos em cinco tendas que estarão espalhadas pelo Parque Dona Lindu, nos dias 20 e 21 de outubro. Para começar, terão acesso a palestras curtas, feitas por profissionais daAssociação Brasileira de Mastologia, com informações valiosas para entender melhor a doença e os exames que podem aumentar muito as chances de cura. Haverá também o Espaço Beleza, ambiente que simulará um salão de beleza com profissionais em quatro estações de maquiagem atendendo ao público, utilizando produtos Avon, além do Espaço Saúde. Estes espaços funcionarão das 8h às 17h, no sábado (20), e das 8 às 12h, no domingo (21). Mulheres que apresentarem algum tipo de alteração nas mamas ou sintomas da doença poderão ainda realizar uma mamografia no local, obterem o diagnóstico no mesmo dia e, caso necessário, serem encaminhadas para as consultas ou outros exames necessários. As mamografias são gratuitas, realizadas em parceria com a Associação Brasileira de Mastologia, por meio do SUS. Os exames poderão ser realizados no sábado até às 17h e no domingo até 12h.
Maior acesso a exames em menos tempo - Essas mobilizações fazem parte da campanha global Avon Contra o Câncer de Mama, que comemora 20 anos em 2012. Em todo o país, serão realizadas mais de 500 mobilizações em parceria com o Instituto Avon. “O mês de outubro é o momento em que a nossa gigantesca rede de revendedores se une para levar a mensagem sobre a importância da detecção precoce de câncer de mama e estimular as mulheres de todo o país a realizarem o exame clínico anualmente”, comenta Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon.
As ações sociais da empresa são coordenadas globalmente pela Avon Foundation, maior entidade ligada a uma corporação que apoia causas voltadas para a mulher. A Avon já doou mais de US$ 860 milhões para a causa, em mais de 50 países, viabilizando pesquisas, tratamentos e maior acesso aos exames de detecção precoce.
No Brasil, a campanha é coordenada pelo Instituto Avon e se concentra na promoção da detecção precoce, incentivando o maior acesso aos exames capazes de detectar a doença nos estágios iniciais, quando a chance de cura chega a 95%. O Instituto Avon já direcionou mais de R$ 30 milhões de reais para 78 projetos que beneficiaram mais de 2 milhões de mulheres em todo o país. Entre eles, quatro Centros de Detecção Precoce, que oferecem consultas e exames de detecção para pacientes SUS em um único local, com equipamentos modernos e atendimento confortável e atencioso. As ações contam com inúmeros parceiros em todo o país, de pessoas que apoiam a causa a organizações públicas e privadas que atuam pelo mesmo objetivo. Entre elas está a Femama (Federação das Associações Filantrópicas pela Saúde da Mama), que agrega 57 entidades filiadas. A Femama está ao lado do Instituto Avon em vários eventos por todo o Brasil.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 12 mil mulheres morreram em decorrência do câncer de mama em 2010 e a estimativa para este ano é de que 52 680 novos casos da doença sejam diagnosticados. Os dados apontam para uma triste conclusão: a cada dia, 35 mulheres morrem por causa dessa doença no Brasil. A pesquisa Instituto Avon/Data Popular Percepções sobre o Câncer de Mama, lançada no mês passado, mostrou que 20% das mulheres consideram o diagnóstico de câncer uma sentença de morte e 13% delas ainda acreditam que o câncer de mama não tem cura. “Estes dados revelam que muitas mulheres ainda fogem de exames como a mamografia porque não acreditam que poderão ter chance de cura, caso descubram a doença”, diz Rita Dardes, diretora médica do Instituto Avon. “Precisamos disseminar a informação dos benefícios que uma detecção precoce pode trazer, porque as chances de cura aumentam muito quando se descobre a doença em fase inicial”, completa.
As mobilizações pretendem estimular também o engajamento dos familiares destas mulheres. Segundo a pesquisa citada anteriormente, esse envolvimento fortalece o cuidado delas com sua saúde. Para 78% das mulheres com histórico de câncer de mama, a família foi a primeira preocupação ao receberem o diagnóstico. Dentre as que nunca tiveram, 56% acreditam que só conseguiriam enfrentar a doença se tivessem certeza do apoio familiar.
Caminhadas dos funcionários e de internautas - Enquanto os revendedores Avon fazem as mobilizações, os funcionários da empresa levam conscientização para suas redes de relacionamentos e participam de uma divertida ação interna na empresa. Eles foram convidados a caminhar pela causa em 12 esteiras instaladas nos três centros de distribuição da Avon – em Cabreúva/SP, Simões Filho/BA e Maracanau/CE – e na fábrica e centro administrativo em São Paulo-SP. Para cada quilômetro completado, a Avon fará uma doação de R$ 20 para instituições de atendimento próximas às unidades. A campanha, que permanecerá durante todo o mês de outubro, foi aberta no início do mês pelo presidente da Avon Brasil, David Legher, que fez a primeira caminhada.
Para os internautas, foi criada uma versão virtual da Corrida e Caminhada Avon contra o Câncer de Mama no Facebook. A empresa está mobilizando internautas para uma caminhada online educativa que visa aumentar a conscientização sobre a doença. A Caminhada Virtual é feita em um aplicativo onde o usuário cria seu próprio avatar e conclui o percurso respondendo perguntas e cumprindo missões de mobilização virtual. Para acessá-lo, basta entrar na fan page AVON Brasil (https://www.facebook.com/avonbr) ou diretamente no linkhttps://www.facebook.com/avonbr/app_501670609842963.
A Avon criou também um aplicativo para que os usuários do Facebook possam customizar sua foto de perfil com o laço rosa da campanha em solidariedade à causa, além de manter seu portal em cor-de-rosa até o final de outubro. Esse aplicativo também pode ser acessado pela fan page AVON Brasil (https://www.facebook.com/avonbr) ou diretamente no link avatar https://www.facebook.com/avonbr/app_120331791450984.
Uma rede de pessoas trabalhando pela causa- Criado em 2003, o Instituto Avon trabalha por causas que fortaleçam a mulher brasileira, com foco maior no combate ao câncer de mama e à violência doméstica. O revendedor Avon, profissional mundialmente conhecido por levar os cosméticos da famosa marca a mais de 300 milhões de consumidores em mais de 100 países, é figura central dessas ações. “São pessoas que, com o mesmo empenho com que levam beleza às mulheres, dedicam-se a trabalhar pelo fim da mortalidade por câncer de mama, compartilhando informação a suas clientes ou participando das mobilizações”, comenta Lírio.
No Brasil, essa rede revende produtos que apoiam a causa do combate ao câncer de mama. Os recursos obtidos já foram destinados para diversas ações, entre elas a criação de quatro Centros de Detecção Precoce de Câncer de Mama em Barretos/SP, Jundiaí/SP, Salvador/BA e Porto Alegre/RS. Os benefícios trazidos por estes centros são inúmeros. Em Salvador, por exemplo, o moderno Ambulatório de Mastologia Instituto Avon, no Hospital Aristides Maltez, inagurado em julho de 2010, já atendeu mais de 10 mil mulheres e reduziu o tempo de espera para os exames de 70 para 20 dias. Já em Porto Alegre, o Serviço de Mastologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) finaliza até dezembro um projeto de ampliação, aparelhamento e qualificação do atendimento às usuárias do SUS com o aporte de R$ 2,7 milhões do Instituto Avon. O novo espaço beneficia cerca de 20 mil pessoas, em 10 municípios do Rio Grande do Sul. O projeto prevê toda a estrutura para exames clínicos, mamografia, ultrassonografia, biópsia, reconstrução mamária e análise e pesquisa biomolecular do tumor. Estima-se que as mudanças realizadas levarão a um aumento de 20% no número anual de atendimentos e de mamografias realizadas. Além disso, haverá diminuição do tempo para se receber o diagnóstico a partir dos exames e consultas (de 30 para 15 dias) e no tempo de espera para o início do tratamento (de 50 para 30 dias).
Para mais informações sobre estas e outras ações do Instituto Avon, acesse:http://www.institutoavon.org.br/
Para conhecer na íntegra a pesquisa divulgada pelo Instituto Avon, acesse:http://www.institutoavon.org.br/publicacoes/