terça-feira, 16 de outubro de 2012

Polícia Militar renova a frota para reforçar policiamento no Estado


A Polícia Militar de Pernambuco de carro novo. Na manhã desta terça-feira (16/10), o governador Eduardo Campos entregou 227 veículos e 30 motocicletas para reforçar o policiamento em todo o Estado. O evento aconteceu na área externa do Centro de Convenções, Olinda, com a presença do vice-governador, João Lyra Neto e do secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.

Do total de carros novos, exatos 207 são Pálios Weekend, Spaces Fox e Paratis, todos servindo de reposição da antiga frota. A novidade ficou por conta de 20 Nissans Frontier, que serão utilizadas pelo Grupo de Ações Táticas Itinerantes (Gati). “São equipamentos que dão outro tipo de condição de trabalho, melhoram a operacionalidade das nossas forças, oferecendo uma melhor segurança à população”, disse o governador.

            As motos seguem para a Companhia Independente de Policiamento com Motocicletas – CIPMoto. Ao todo, a nova frota vai custar algo em torno de R$ 521 mil por mês aos cofres do Estado. “Mais uma vez, o Governo do Estado cumpre sua promessa de manter um olhar diferenciado para com a segurança pública, mantendo a frota em dia e oferecendo mais conforto no serviço dos policiais, motivando-os”, explicou Damázio.

A solenidade serviu ainda para o governador dar posse a 44 novos funcionários comissionados. São dez cargos de direção para a Polícia Civil, sendo quatro diretores (Metropolitano, Interior I, Interior II, Especializado), quatro Gestores (Metropolitano, Operacional do Interior I, Operacional do Interior II, Operacional Especializado), e dois Coordenadores (Força Tarefa DHPP e Inteligência).

Já a Polícia Militar ganha 17 cargos: quatro diretores (Metropolitano, Interior I, Interior II, Especializado), quatro gestores (Operacional Metropolitano, Interior I, Interior II, Especializado), oito coordenadores (Operacional Especializada, 2ª Seção, Estado Maior, Gestão de Pessoas, Apoio Logístico, Sistema de Saúde, Finanças, Patrulha Escolar) e um ajudante geral.

Para o governador, os novos cargos são fundamentais para aprimorar o trabalho policial. “A gente passa a ter uma estrutura de gestão mais apropriada nas nossas polícias, que tinham uma organização de estrutura muito antiga. Com o Pacto pela Vida, mostramos que era hora de renovação. Desenhamos uma nova organização que deve melhorar o funcionamento interno das polícias, desburocratizando e resultando em tempos de respostas mais rápidos”, ressaltou Eduardo.

Também foram instituídos 10 cargos para o Corpo de Bombeiros e sete para a Polícia Científica. Os novos cargos comissionados foram criados através do Decreto n° 38.790 de 09 de Outubro. O governador também criou 320 gratificações para o Grupo de Apoio Tático Itinerante – GATI, através da Lei n° 14.787 de 01 de Outubro de 2012.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco