segunda-feira, 10 de novembro de 2025

💙 Professores da Educação Especial participam de formação sobre os recursos da Sala Azul em Garanhuns


Nesta terça-feira (4), professores da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns participaram de uma formação dedicada ao uso pedagógico da Sala Azul — espaço criado para acolher e apoiar estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências 🧠🌈.

Durante o encontro, os educadores exploraram os recursos disponíveis no ambiente, que já foi implantado em duas escolas municipais e será inaugurado na próxima segunda-feira (10) na EFITI José Ferreira Sobrinho, no Distrito de São Pedro 📍.

> “Os recursos são riquíssimos e agregam muito ao trabalho de intervenção educacional, emocional e social. Estamos felizes com essa nova ambientação”, afirmou a professora Amanda Ricardo.

A Sala Azul é cuidadosamente planejada com iluminação suave, sons reduzidos e recursos interativos, que ajudam a reduzir a sobrecarga sensorial e promovem o bem-estar dos estudantes. Mais do que um espaço físico, representa um avanço na construção de uma educação inclusiva, humanizada e acolhedora 🤗📚.

A supervisora educacional Magda Letícia destacou a importância da formação continuada:  
> “Esses momentos são fundamentais para refletirmos sobre o uso dos recursos e pensarmos estratégias coletivas que beneficiem todos os estudantes que passarem por este espaço” 💬.

A professora Eliane Alves, da Escola Letácio Brito — uma das próximas unidades a receber a Sala Azul — também celebrou a iniciativa:  
> “É uma sala dos sonhos. Estamos em formação com os profissionais que estão nos orientando sobre todo o material e como utilizá-lo com nossos estudantes” ✨.

📸 Foto: Vinicius Vilela