segunda-feira, 10 de novembro de 2025

⚽ Juventude em campo pela paz: começa a 8ª edição dos Embaixadores(as) da Juventude – “Paz nos Estádios”


A cidade de Olinda recebe, a partir desta terça-feira (11), a 8ª edição do Programa Embaixadores(as) da Juventude, com o tema “Paz nos Estádios” 🕊️. Os 25 jovens selecionados já estão na cidade e iniciaram as atividades preparatórias para a mesa de abertura, que acontece às 9h30, na Pousada dos Quatro Cantos, no Sítio Histórico.

A proposta da edição é refletir sobre o poder do esporte — especialmente o futebol — como ferramenta de transformação social, prevenção à violência e promoção da convivência pacífica ⚽🤝. A mesa de abertura, intitulada “Prevenção à Violência por Meio do Esporte”, reunirá gestores públicos, especialistas e os jovens embaixadores em um diálogo inspirador sobre juventude e cultura de paz.

> “O esporte é um instrumento potente de transformação, que une, emociona e pode ensinar sobre respeito, empatia e convivência”, destaca Joana Figueirêdo, secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência.

Camilla Iumatti, secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência, reforça:  
> “Ao associar o esporte à prevenção da violência, mostramos que a juventude é parte da solução e não do problema” 💬.

Rafael Sales, do UNODC, também celebra a iniciativa:  
> “Esta edição fortalece o papel do esporte como instrumento de transformação social e está alinhada ao ODS 16, promovendo ambientes mais seguros, respeitosos e inclusivos dentro e fora dos espaços esportivos” 🌍.

Entre os participantes está Luiz Gabriel, torcedor do Santa Cruz, que vê no futebol uma ferramenta de união:  
> “Quero ajudar a construir um ambiente em que torcer seja sinônimo de alegria e não de violência” ❤️🖤.

A programação inclui coffee break e a dinâmica “Quem está por trás da camisa?”, onde os jovens compartilham suas histórias, motivações e sonhos.

O Programa Embaixadores(as) da Juventude é uma iniciativa do UNODC e do PNUD, em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco, integrando as ações do Governo do Estado, liderado pela governadora Raquel Lyra.

---

📌 Serviço

Mesa de Abertura – 8ª Edição do Programa Embaixadores(as) da Juventude – “Paz nos Estádios”  
📅 Terça-feira, 11 de novembro  
🕘 A partir das 9h  
📍 Pousada dos Quatro Cantos – Sítio Histórico de Olinda
📸 Créditos: Marlon Costa/AGIF