sexta-feira, 26 de setembro de 2025

📚🌈 Apolo Andrade (@leitoralbino) é narrador oficial da XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco 🎤✨


Influenciador, agente literário, psicólogo e criador de conteúdo, Apolo Andrade — conhecido pelo perfil @leitoralbino — é uma das vozes mais vibrantes da cena literária brasileira. Natural de Recife, ele foi um dos vencedores do concurso de Narradores da XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, ao lado de Ariane Moraes e Alessandra Queiroz, consolidando seu papel como referência na promoção da leitura e da diversidade.

🎙️ Narrador, mediador e presença ativa

Durante a Bienal, Apolo estará envolvido em diversas frentes:  
- Narrador oficial do evento, cobrindo as atividades, mesas e lançamentos.  
- Mediador de painéis, trazendo sua experiência em conduzir conversas literárias com autores nacionais e internacionais.  
- Participante de lançamentos coletivos, celebrando novas obras e autorias independentes.  
- Explorador dos estandes, com atenção especial às editoras e autores que reivindicam espaço e visibilidade.

🧵 Leitura como partilha

Para Apolo, a Bienal é mais que uma feira — é um espaço de conexão. “A Bienal do livro é parecido com o Meet & Greet que a gente tem às vezes no show. É aquele momento que você vai lá, conhece o seu ídolo, tira uma foto junto”, compara. Ele reforça que leitura não é um ato solitário: “Leitura é compartilhada. A gente lê em voz alta, fala para outras pessoas, ouve elas e assim vai compondo essas histórias. Nada melhor do que uma colcha de histórias para cobrir a gente.”

📚 Conteúdo com propósito

Como @leitoralbino, Apolo compartilha resenhas, indicações e reflexões sobre literatura — com foco em fantasia, ficção científica, terror e ficção LGBTQIAP+. Ele também atua como agente literário na Agência Magh, é psicólogo de formação e estudante de Escrita Criativa na UNIFAFIRE. Sua atuação inclui pautas de acessibilidade, raça e identidade, trazendo um olhar potente e necessário para o universo literário.

📲 Acompanhe nas redes

Para acompanhar a cobertura da Bienal e o trabalho de Apolo Andrade, siga:  

🌟 Uma voz do Nordeste que transforma leitura em encontro, e histórias em resistência.