Associações de produtores em Pernambuco foram beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional no Recife, com a entrega de máquinas e equipamentos voltados para ações de desenvolvimento regional. O investimento é da ordem de R$ 500 mil — recursos oriundos de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União.
Ao todo foram entregues sete equipamentos: três tratores agrícolas de 75 cv, três grades aradoras e um arado reversível. As entidades beneficiadas foram a Associação dos Moradores Sítio Olho D’Agua de Pacas e Goiabeiras, localizada em São Joaquim do Monte (PE); Instituto de Cooperação Agrícola do Nordeste Terra Livre, situado em Nazaré da Mata (PE) e Associação de Desenvolvimento Social Padre Arnóbio Patrício de Melo, em Camocim de São Félix (PE).
Para o superintendente regional da Codevasf no Recife, Gustavo Melo, o objetivo da ação é fortalecer a produção e promover melhoria na qualidade de vida da sociedade. “Com a mecanização agrícola, podemos proporcionar diminuição das dificuldades de produção e, assim, contribuir com o desenvolvimento econômico e social, promovendo assistência às comunidades atendidas e garantindo os direitos dos indivíduos e/ou das famílias”, ressaltou.
A Codevasf tem como missão institucional promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável nas bacias hidrográficas, contribuindo para redução das desigualdades. Para isso, investe na aquisição e doação de máquinas, implementos, veículos, equipamentos e materiais a entes parceiros — estados, municípios, consórcios de municípios e entidades sem fins lucrativos, como associações de produtores.
O trator agrícola é projetado para tracionar, transportar e fornecer potência para máquinas e implementos agrícolas, sendo usado na aragem, na descompactação do solo quando acoplado com grade a disco, e no cultivo de diferentes plantas. As grades aradoras de 14 discos são utilizadas em propriedades rurais de pequeno e médio porte para preparar o solo antes do plantio de diversas culturas, como grãos, hortaliças e frutas. E os arados são implementos que operam nas camadas iniciais do solo, na qual as plantas irão se desenvolver. A principal função é propiciar ao solo melhores condições de aeração, infiltração, armazenamento de água e homogeneização da fertilidade.