A cidade do Recife recebeu o Selo Diamante no evento Connected Smart Cities 2024. O resultado da premiação aconteceu nesta terça-feira (3), na cidade de São Paulo, subindo para 36 o número de troféus acumulados ao longo dos últimos três anos e meio da atual gestão municipal na área da transformação digital. O reconhecimento ratifica a capital pernambucana como uma das principais cidades brasileiras a investir de maneira estratégica em inovação e criatividade embarcadas em tecnologia.
O Connected Smart Cities é uma das principais iniciativas do país voltadas para o desenvolvimento de cidades inteligentes, conectando líderes públicos e privados em torno de soluções inovadoras que impactam a qualidade de vida nas cidades. O selo Diamante é a mais alta honraria do evento e é concedido para cidades que se destacam em diversas áreas, como mobilidade urbana, governança, maturidade tecnológica, sustentabilidade e inclusão digital.
A premiação foi recebida pelo presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Bernardo D’Almeida. Para ele, esse reconhecimento é fruto de um trabalho colaborativo e de uma visão de futuro que coloca a tecnologia a serviço das pessoas. "Receber o Selo Diamante é um marco na nossa trajetória como cidade inteligente. Isso reforça o compromisso de continuar investindo em soluções inovadoras que melhorem a vida da população", afirma Bernardo.
Ao longo dos últimos três anos, Recife tem protagonizado a cena nacional de Cidade Inteligente quando a avaliação é feita observando nível de maturidade da cidade e indicadores de responsabilidade exclusiva da prefeitura. A premiação reflete os avanços recentes do Recife em iniciativas como o Projeto Conecta Recife, que modernizou a infraestrutura digital da cidade, e o Programa Recife 500 Anos, que tem como objetivo transformar a cidade em um modelo de inovação e sustentabilidade até 2037, quando o Recife completará 500 anos.
*Sobre o Connected Smart Cities* - O Connected Smart Cities é o maior evento de cidades inteligentes do Brasil e tem a proposta de promover o desenvolvimento e a troca de conhecimento entre gestores públicos, empresas e organizações da sociedade civil. O evento é uma plataforma de referência para debater o futuro das cidades brasileiras.