Podcast Taís Paranhos

sexta-feira, 29 de março de 2024

Aquisição de imóvel via leilão é acessível para pessoas negativadas no sistema financeiro


A realização do sonho da casa própria é uma meta de muitos brasileiros e a aquisição do bem via leilão, seja na modalidade extrajudicial ou judicial, é uma possibilidade rentável e acessível ao futuro adquirente, visto que o desconto da compra de um imóvel pode chegar a mais de 60% do valor original da propriedade. Adquirir imóvel por meio de leilão é uma via que também pode ser utilizada por quem está com o nome negativado no Serasa (Serviços de Assessorias S.A.) ou em outros mecanismos de proteção ao crédito. 
Por estar com restrição vinculada ao CPF, a maior parte das pessoas acredita que não pode participar de leilões, supondo que haverá análise de crédito para autorizar a compra. Porém, há modalidades de leilões que autorizam a compra do imóvel de forma à vista ou parcelada sem a necessidade de análise de crédito bancário.

A advogada Celina Pessoa de Mello, especialista no tema, alerta que muita gente interessada em adquirir um imóvel desconhece essa possibilidade, que é pouco divulgada nos canais de comunicação. “Qualquer pessoa maior de 18 anos pode concorrer à compra de bens em leilão, inclusive quem estiver com o nome negativado, por um motivo ou outro. Só há uma ressalva para a forma de pagamento, não sendo possível recorrer aos financiamentos oferecidos por instituições financeiras, nos casos de leilões extrajudiciais”, explica. 

A compra de um imóvel via leilão é muito vantajosa. Além do desconto significativo no valor da propriedade, o processo é rápido e transparente, oferecendo igualdade de oportunidades para todos os interessados. “Isso proporciona aos participantes do certame a confiança de que estão inseridos em um processo justo e competitivo”, ressalta Celina.

Contudo, é importante a ressalva de que a compra via leilão, seja na modalidade judicial ou extrajudicial, prescinde de uma assessoria jurídica qualificada que possa viabilizar uma negociação segura, sem qualquer impasse na imissão na posse do interessado ou no ato de regularização do bem adquirido.

O adquirente deve levar em consideração que o investimento em imóvel, sobretudo para fins de moradia, vem carregado de expectativas, e para que não haja contratempos, deve haver uma análise prévia e precisa, desde a escolha da unidade imobiliária pretendida, análise do processo que a levou ao leilão, até o levantamento de todos os custos envolvendo a aquisição. 

Os leilões de imóveis são bastante vantajosos e acontecem diariamente. Os certames eletrônicos são disponibilizados nos portais dos bancos e nos sites próprios dos leiloeiros.