Principal anfitriã do Carnaval recifense, a cultura popular se faz presente em toda a programação da maior festa momesca em linha reta, representando um terço de todas as três mil apresentações do ciclo momesco em 2024. Durante todos os dias de folia, os espetáculos da Matriz da Cultura Popular (MCP) assumem o papel de abre-alas apresentando agremiações e brinquedos nos 49 polos espalhados pela cidade até terça-feira (13). Confira toda a programação em https://carnaval.recife.pe.gov.br/.
A partir das 15h, os polos iniciam suas atividades, trazendo para o público as tradições construídas e enraizadas ao longo dos séculos pelo povo: ursos, clubes de bonecos, afoxés, maracatus, bois, clubes de índios, caboclinhos, escolas de samba, passistas e cirandas, convidando a todos para se juntarem à folia.
É o caso do Polo Praça do Arsenal, localizado no Bairro do Recife, que será palco do Encontro de Caboclinhos e Índios neste domingo de Carnaval (11). A apresentação é marcada pelo som forte das preacas, uma espécie de arco e flecha que determina o ritmo da dança. Já na segunda-feira (12) o palco será tomado pela poesia e beleza dos saudosos bailes de carnaval com o Encontro de Blocos Líricos e suas marchinhas que ecoam tradição e alegria.
As ruas do centro histórico também reservam momentos especiais que trazem à tona toda força e ancestralidade dos Blocos Afro e Afoxés para o tradicional Polo do Pátio do Terço - epicentro da memória e cultura negra no Recife - no domingo (11). Seis Blocos Afro se apresentarão a partir das 16h, abrindo os caminhos para a segunda parte do Encontro de Afoxés, que começa às 19h.
Na segunda-feira (12) a celebração da luta e resistência do povo negro continua com a chegada da 60ª edição da Noite dos Tambores Silenciosos, uma das mais potentes manifestações afro-brasileiras do Carnaval do Recife. Para saudar os ancestrais, conectando as gerações presentes às passadas, a apresentação terá início com a participação das crianças e a presença da orixá Mãe Fátima de Oxum, que realizará a cerimônia dos Tambores Mirins a partir das 16h.
A cerimônia prossegue com a reverência aos Eguns, termo utilizado nas religiões de matriz africana para se referir ao espírito de qualquer pessoa falecida. A partir das 20h, inicia a apresentação de 29 grupos de maracatus de baque virado, onde a percussão ecoa toda sua força e tradição. A apoteose ocorre à meia-noite, na transição de segunda para terça-feira de Carnaval, marcada pelo apagar das luzes no Pátio do Terço, onde poderão ser ouvidos os cânticos para os Orixás.
Já no Polo Pátio de Santa Cruz, Bairro da Boa Vista, os foliões poderão conferir a apresentação de 20 agremiações no Encontro de Bois e Ursos, que iniciarão sempre às 15h, no domingo (11) e na segunda (12). O Encontro de Caboclinhos e Índios encerra as apresentações carnavalescas do Pátio de Santa Cruz na terça-feira (13), com a participação de 18 agremiações.
POLO PRAÇA DO ARSENAL
DOMINGO (10)
Encontro de Caboclinhos e Índios a partir das 15h: Águia Negra de Itambé, Tribo Índio Canindé da Cidade de Itambé, Flecha Negra da Tribo de Truka, Tribo de Índio Ubirajara, Clube Carnavalesco Tribo Indígena Kapinawá, Caboclinhos Os Carijós de Goyanna, Associação Caboclinho Pena Branca de Goiana, Caboclinho Tapuya Canidé de Goiana, Tribo de Caboclinho Tupi e Tribo Indígena Flecha Negra do Recife.
SEGUNDA (12)
Encontro de Blocos Líricos a partir das 15h: Bloco Flor do Tamarindo, Bloco Lírico Seresteiro de Salgadinho, Bloco Carnavalesco Misto Batutas de São José, Bloco Lírico Utopia e Paixão, Bloco Lírico Flores do Capibaribe, Bloco Carnavalesco Misto Lira do Carpina, Bloco Boêmios da Boa Vista, Bloco Lírico e Carnavalesco Damas e Valetes e Bloco Carnavalesco Lírico Edite no Cordão.
POLO PÁTIO DO TERÇO
DOMINGO (10)
Blocos Afro a partir das 16h: Bloco Afro Ara Ylê, Bloco Afro Raízes de Quilombo, Bloco Afro Obá Nyje, Bloco Afro Daruê Malungo, Bloco Afro Obirin, Bloco Afro Obirim Mejeji e Bloco Afro Lamento Negro.
Encontro de Afoxés a partir das 19h: Afoxé Ara Odé, Afoxé Oxum Pandá, Afoxé Omim Sabá, Afoxé Filhos de Dandalunda, Afoxé Ara Ow Funfun Povo dos Ventos, Afoxé Oyá Alaxé, Afoxé Omo Nilê Ogumjá, Afoxé Ylê Xambá e Afoxé Télá Ókó Ara Ejibô.
SEGUNDA (12)
Tambores Mirins a partir das 16h: Maracatu Mirim Cambinda Estrela do Amanhã, Maracatu Nação Erê, Maracatu Nação Porto Rico, Maracatu Encanto do Pina, Maracatu Nação Baque Forte, Maracatu Nação Estrela Dalva, Maracatu Nação Estrelar, Maracatu Nação Sol Brilhante, Maracatu Nação de Oxalá, Maracatu de Baque Virado Encanto da Alegria e Nação do Maracatu Leão da Campina.
Noite dos Tambores Silenciosos a partir das 20h: Maracatu Cambinda Africano, Maracatu de Baque Virado Oxum Mirim, Maracatu Nação Estrela de Olinda, Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, Maracatu Nação Sol Brilhante, Maracatu Carnavalesco Linda Flor, Maracatu Nação Raízes de África, Nação do Maracatu Porto Rico, Nação do Maracatu Aurora Africana, Nação do Maracatu Elefante, Maracatu Nação Baque Forte, Maracatu Nação Cambinda Estrela, Maracatu Nação Encanto do Dendê, Maracatu Xangô Alafim, Maracatu de Baque Virado Estrela Dalva, Maracatu Carnavalesco Almirante do Forte, Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria, Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife, Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Maracatu Nação Sol Nascente, Maracatu Nação Tigre, Maracatu Nação de Oxalá, Nação do Maracatu Encanto do Pina, Maracatu de Baque Virado Nação de Luanda, Afoxé Omo Obá Dê e Afoxé Ara Odé.
POLO PÁTIO DE SANTA CRUZ
DOMINGO (10)
Encontro de Bois e Ursos a partir das 15h: Urso Branco de Cangaçá, Boi D’ Loucos, Boi da Cutia, Boi da Munganga, Boi de Mainha, Boi Faceiro, Boi Maracatu, Boi Teimoso de Limoeiro, Boi Treloso do Recife, Boi Mimoso da Bomba do Hemetério, Grêmio Recreativo Cultural Urso do Ovão, T.C.M. Urso Texaco, Boi Arcoverde, Urso da Tua Mãe, Urso da Peleja e Vaca Charmosa
SEGUNDA (12)
Encontro de Bois e Ursos a partir das 15h: Boi Malabá, Boi Cara Branca de Limoeiro, Boi Dourado de Limoeiro, Boi Leão de Limoeiro, Boi Mandingueiro de Paulista, Boi Misterioso de Limoeiro, Boi da Mata, Boi Diamante de Arcoverde, Urso Cangaçá de Água Fria, Boi Criança de Camaragibe, Grupo Artístico e Cultural Boi Ta Ta Tá, Urso Branco da Mustardinha, Urso Zé da Pinga e Urso da Rua do Sapo
TERÇA (13)
Encontro de Caboclinhos e Índios: Caboclinho Tupinambá de Recife, Os Caboclinhos da Jurema, Índio Tabajara de Goiana, Clube de Índio Tupi Guarani, Caboclinho Potiguares, Clube de Índio Papo Amarelo, Tribo Indígena Orubá, Clube Carnavalesco Misto Índio Taperaguazes, Tribo de Índio Tupinambá, Canindé do Recife, Caboclinho Tupynambá, Caboclinho Carypós, Caboclinho 7 Flexas, Agremiação Carnavalesca Tribo Indígena Tainá, Tribo de Caboclinhos Rei Tupinabá, Caboclinho Caetés de Recife, Tribo Guainas e Agremiação Carnavalesca Tribo Uirapuru
Imprensa Recife