segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Olinda inicia trabalho de conscientização sobre poluição sonora

 

A Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda, através do Controle Urbano, percorreu os pontos mais procurados por banhistas da orla da cidade na manhã desta segunda-feira (04.12) para um trabalho de conscientização sobre poluição sonora. Banners alertando para os transtornos de utilizar som em volume que perturbe o sossego e os canais de denúncia foram distribuídos entre os quiosques da faixa de areia.

A orientação dos técnicos do Controle Urbano com os comerciantes tem o objetivo de que eles sejam multiplicadores da informação, para que seus clientes entendam e cumpram a legislação vigente. As bases são duas leis. A Lei Municipal 5.455/2005 e a Lei Federal 3.688/42. "Temos recebido muitas queixas de moradores sobre incidência de som alto. E estamos distribuindo esses banners, para que eles deixem em local visível e possam conscientizar os clientes", explicou o secretário de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda, Cristiano Arruda.

Como a tendência é que o fluxo de pessoas na praia comece a aumentar por conta do período de férias escolares, a Semapu iniciou o trabalho preventivo. "O movimento cresce e, como também estamos chegando perto das festas de fim de ano iniciamos essa ação preventiva e de orientação para que os comerciantes possam trabalhar tranquilamente e as pessoas possam curtir a praia sem transtornos", pontuou Cristiano.

A Lei Municipal prevê advertência, multa, que pode chegar a até R$ 5 mil e apreensão do equipamento.

Imprensa Olinda