segunda-feira, 25 de setembro de 2023

FAM Festival comemora sucesso no Recife e anuncia: ano que vem tem mais


Da cidade onde nasceu o Manguebeat e o Frevo, onde a gastronomia litorânea e do Sertão se unem às influências do mundo todo e onde a arte pulsa por todos os cantos, a edição do FAM Festival só poderia ter sido histórica. 

No último fim de semana, nos dias 23 e 24 de setembro, o Recife acolheu a oitava edição do evento que já imprimiu sua marca em São Paulo, no Rio e em Salvador, reunindo cerca de 30 mil pessoas ao longo dos dois dias no Parque Santana, Zona Oeste do Recife. 

A estreia do FAM na capital pernambucana foi celebrada por todos que passaram pelo parque para curtir os shows, se deliciar com a feira gastronômica, assistir as performances artísticas e circular pela Feira NaLaje. O lounge da Electrolux, patrocinadora do festival, também foi um dos espaços mais disputados do evento com o aconchego dos bancos e os purificadores de água, fornecida gratuitamente. 

Pelo palco lindo e original do FAM, em formato de concha e refletindo todo o colorido do evento, passaram artistas como Maestro Spok, Academia da Berlinda, Flaira Ferro, Coco Raízes de Arcoverde, Forró na Caixa, Laís de Assis Trio, Karol Maciel Quinteto e Ivison Trio com Laíz de Oyá, além das DJs Sarah Falcão e Numa. Foram tardes e noites apoteóticas de muita dança e cantoria. “Recife recebeu a nossa primeira edição do FAM na cidade de braços abertos e com toda sua energia! Foi contagiante! Ano que vem tem mais!”, celebra o idealizador e diretor geral do festival, Ricardo Delgado.

*ARTE, GASTRONOMIA, SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO* - Tendo a democratização do acesso à cultura como pilar principal, o FAM Festival vem apostando desde 2012, quando foi criado por Ricardo e sua agência Scheeeins!, em programações diversas, gratuitas e inclusivas. Artistas grafiteiros e circenses realizaram intervenções ao longo das tardes e noites do sábado (23) e domingo (24) entre os shows, encantando o público recifense.

Todo o evento foi pensado para garantir a acessibilidade para o público. Cardápios em braile, presença de intérpretes de Libras e área exclusiva para pessoas com mobilidade reduzida fizeram parte do FAM Recife. A responsabilidade ambiental também foi tratada com prioridade pelo festival. Além de incentivar a mobilidade urbana, realizou uma parceria com a Cooperativa Ecovida Palha de Arroz ao disponibilizar copos reutilizáveis que serão trocados por uma doação para a instituição.

Na feira gastronômica o público pode saborear da pluralidade de opções. Marcaram presença os chefs e restaurantes: Cesar Santos (Oficina do Sabor - pratos regionais), Biba Fernandes (Chiwake - comida peruana), Chef Salvadori (gastronomia italiana e mediterrânea), Bruno BBQ (carnes), Marcela Soares (Doces), Beethoven Picui (Comida Regional PE), Dama de Ferro BBQ (carnes a lenha e na parrilla) e Ostramar, com ostras e hambúrguer de peixe, entre outras.