segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Noite histórica na Casa Legislativa agracia sete grandes nomes da cultura Caruaruense


Nesta sexta-feira (22) o Poder Legislativo de Caruaru realizou Sessão Solene e festiva que celebrou diferentes personalidades da música e educação da cidade. Diversos segmentos artísticos, culturais e educacionais foram contemplados através dos artístas homenageados pelo vereador Jorge Quintino.

Foram entregues o Título de Cidadão para o mestre João do Pife e o cineasta Taciano Valério; e concedidas Medalhas de Honra ao Mérito a Azulinho, Anderson do Pife, Azulão, ao professor Adriano Ricardo Silva e ao fomentador cultural Wesklei Mardone Domingos da Silva. 

Quintino utilizou seu momento na tribuna para descrever os grandes feitos dos ilustres presentes. 

O vereador congratulou os esforços do professor Adriano Ricardo, na construção de um currículo escolar que atendesse as demandas e valorizasse a cultura do município; do cineasta e professor Taciano Valério, que se destaca nacionalmente com um brilhantismo profissional de poucos e desenvolve um filme sobre a história do São João de Caruaru - São João de Azulão: Um passeio pela memória do Mestre; e do musicista Wesklei Mardone, pela sua intensa defesa da arte inclusiva e transformadora. 

Além deles, os gigantes João do Pife, Anderson do Pife, Azulão e Azulinho, foram ovacionados por Jorge Quintino e todos os demais presentes, pela imensa a contribuição à cultura local. 

O público lotou as dependências da casa Legislativa. Cheio de registros de muita emoção e alegria, a solene já entrou para história da Câmara Municipal de Caruaru como um dos momentos mais relevantes já acontecidos.
“Todos vocês serão eternizados no livro que estou escrevendo sobre a história da nossa rica cidade”, comentou o vereador Jorge Quintino.

A emoção da noite histórica na Casa do Povo foi ainda maior no momento dos discursos dos homenageados. 
João do Pife relembrou sua trajetória, ao comentar que era com a venda dos pifes na Feira de Caruaru que conseguiu cuidar dos 8 filhos junto a sua esposa Luiza Regina (in memorian) e levar o trabalho para outros países. 

Azulinho usou seu momento para declarar que sua maior missão é divulgar a arte do pai. A importância da valorização e incentivo à arte também foi mencionada. 
“Temos que tratar a cultura como item básico e elementar da nossa sociedade”, comentou Taciano Valério.

Adriano: "Essa honraria não é só minha, ela é de todos aqueles que atravessaram a minha vida, os estudantes, minhas professoras e professores, ... e também vai, essa honraria, para todos LGBTQI+ que por algum motivo se escondem para conquistar os seus espaços."

Por sua vez, Mardone, levantando a questão da mobilidade, declarou: "Não são pernas e rodas que nos levam a canto nenhum, é nossa cabeça e coração."
Anderson Silva, no seu discurso,fez questão de referendar as pessoas que mais o influenciam: "Hoje, minha felicidade maior é estar do lado de pessoas que eu mais tenho como referência de minha vida: Meu irmão, minha mãe, minha esposa." Evidentemente, completou sua fala referindo-se também aos homenageados e ao vereador que está assessorando, Jorge Quintino.

O presidente da Casa Legislativa, ao encerrar a reunião, recordou fatos de sua infância e da memória de seu pai e registros que se entrelaçam com os homenageados e lembrou a fala de Taciano Valério como um tempero dado no momento que usou a tribuna: "Você apimentou com muita sabedoria... estamos numa casa política e a política precisa ser provocada". Bruno Lambreta frisou que Taciano em sua fala lembrou fatos da indignação popular há cerca de dez anos atrás que desembocou na eleição de alguém "que trouxe desmobilização de investimentos e de políticas públicas e perseguição nos últimos quatro anos".

O momento seguiu proposituras apresentadas pelos edis Jorge Quintino, Leonardo Chaves, e pelo ex-vereador Antônio Silva.

Além de muito prestigiada pelo público, pois as dependências da Casa Legislativa estavam lotadas, o momento foi prestigiado também por outros mestres da cultura, Patrimônios Vivos, lideranças e representantes do governo.