terça-feira, 29 de agosto de 2023

Acesso à água em debate no Congresso da Amupe

*SECRETÁRIO DE RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO DO ESTADO, ALMIR CIRILO, DISCUTE O DESAFIO DA AMPLIAÇÃO DO ACESSO A ÁGUA EM CONGRESSO DA AMUPE*

O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento do estado, Almir Cirilo, foi um dos convidados, nesta terça-feira (29), da programação de debates do segundo dia do 6o Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Amupe – Associação Municipalista de Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda. 

Com o tema “Desafios das cidades para o futuro – água, saneamento e energias renováveis”, o secretário dividiu a mesa com Pedro Rosas, Professor e Pesquisador de Engenharia Elétrica em Armazenamento e Energias Renováveis da UFPE; Fernando Monteiro, Deputado Federal e Zuleika Goulart, Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis. 

Almir Cirilo falou sobre os impactos sofridos pelas cidades com as mudanças climáticas registradas no planeta e sobra o crescimento das populações nas cidades, que acaba impactando também no aumento do consumo de água, “que é um bem finito e escasso, especialmente em nosso estado , já que somos a unidade da federação com menor balanço hídrico per capta do país. Então, além das ações do Governo, de buscar as soluções para ampliar a oferta de água para os pernambucanos, é necessário também conscientizarmos a população quanto ao consumo consciente deste recurso, eliminando o desperdício”, enfatizou o secretário. 

O secretário destacou ainda que, como toda a Região Nordeste, Pernambuco convive com o enfrentamento anual, seja de secas, seja de cheias. Para isso, tem sido feito investimentos que promovam, tanto o fortalecimento da capacidade de monitoramento climático da Agência Pernambucana de Águas e Clima, Apac, por exemplo, evitando as tragédias climáticas que o estado já vivenciou, quanto nas grandes obras hídricas, como a Adutora do Agreste, que levará água do Rio São Francisco para os municípios da região do Agreste. “E nossa atuação tem acontecido em várias frentes, além destas. A implantação de dessalinizadores, construção e conclusão de barragens, finalização de novas adutoras, etc. Todas as ações da gestão, hoje, buscam atender melhor os municípios. Os desafios das cidades para o futuro são os desafios do estado também”, finalizou.