Podcast Tais Paranhos

sexta-feira, junho 04, 2021

Como render melhor no Trabalho em Casa?

 

A pandemia iniciou em 2020, pegou a todos de surpresa e ainda não deu sinal efetivo de quando vai acabar ou pelo menos entrar em estágio de "controle". Foi preciso se adaptar muito rápido a uma nova realidade de trabalho em casa, sem chefe por perto, sem colegas, sendo você mesmo seu próprio gestor.

O home office, então, tem permanecido a resposta de muitas empresas ao avanço do coronavírus e parece ser algo que veio para ficar, definitivamente. Dada à gravidade da pandemia, mesmo aquelas empresas que não possuíam políticas de trabalho remoto repensaram suas estratégias.

No Brasil, é evidente que nem todas as corporações têm uma cultura de trabalho remoto consolidada, muito menos os colaboradores - grande parte ainda presa àquele modelo "tradicional" de laborar.

Assim, é importante ressaltar que a implantação do home office deve dar atenção aos detalhes, pois isso está diretamente relacionado à segurança de dados da companhia (compliance), à preocupação com excelência em serviços e relacionamento, performance e até na dedicação ao negócio.

O trabalho à distância demanda orientações das empresas para garantir segurança e eficiência, ao mesmo tempo em que envolve autorresponsabilidade e dedicação de cada colaborador.

Algumas dicas para o home:

Escolha um ambiente que reflita seu local de trabalho

Evitar barulho excessivo e muitas distrações é um dos pontos centrais para conseguir manter a produtividade durante o trabalho remoto. O mais indicado é escolher um ambiente que remeta ao local de trabalho da empresa, que seja confortável, afinal, é muito mais difícil ter concentração em meio ao incômodo e, principalmente, que disponha dos equipamentos necessários para a realização das atividades diárias.

Cumpra com o horário de trabalho

Estar em casa abre portas para inúmeras distrações, sejam com a família, com os animais ou com demais questões pessoais. É importante delimitar um horário de trabalho e segui-lo corretamente. Para funcionar, o home office exige disciplina e organização, caso contrário, é fácil perder prazos.

Evite trabalhar de pijama! Embora a prática seja comum, trabalhar de pijama condiciona o cérebro a diminuir o ritmo das atividades. O conforto extra pode deixar o profissional mais lento, o que abre brechas para a distração. O mais indicado é prosseguir com a rotina do trabalho presencial e vestir roupas leves; em casos de reuniões virtuais, usar traje adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário