sexta-feira, 4 de junho de 2021

URGENTE: Bancários podem entrar em greve

 

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizará na próxima segunda-feira, 7 de junho, um dia de luta. A mobilização começará com uma vigília em frente ao Governo do Estado de Pernambuco, a partir da 6h da manhã, em frente ao Governo do Estado, para cobrar a inclusão dos bancários como prioridade no Plano Estadual de Vacinação, e culminará numa Assembleia Geral Extraordinária online, às 19h, para deliberação de Estado de Greve em defesa da vida dos bancários, pela vacinação da categoria.

Caso a categoria aprove o Estado de Greve, os bancários de Pernambuco poderão paralisar as atividades a qualquer momento no Estado.

O agravamento da situação epidemiológica, a permanente superlotação nos bancos, e a não inclusão dos bancários como prioritários da vacinação, considerando que são trabalhadores essenciais, estão entre os fatores que preocupam o Sindicato. Em nível nacional, o crescimento de 176,4% de mortes na categoria bancária no comparativo entre o primeiro trimestre (1T) de 2020 e o mesmo período de 2021, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), acenderam o alerta sobre a gravidade da situação em meio à pandemia.

Até então, o Sindicato realizou uma série de ações em busca de diálogo para inclusão da categoria como prioridade, entre essas se destaca o envio de ofícios às prefeituras e câmaras municipais, ao Governo do Estado de Pernambuco, à Secretaria de Saúde do Estado e à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Também foram realizadas reuniões com deputados, prefeitos, vereadores e com a vice-governadoria do Estado. 

Na Região Metropolitana do Recife, houve cobrança ao governador Paulo Câmara a vacinação dos bancários com outdoors/outbus e bicicletas sonoras. Conquistamos recomendação para inclusão dos bancários por parte do Conselho Estadual de Saúde (NOTA TÉCNICA 2/2021), indicação ao governo pela Alepe (INDICAÇÃO 5575/2021), requerimentos pelas câmaras municipais do Recife, Arcoverde, Olinda, Vitória de Santo Antão e Floresta. Além da inclusão de fato dos bancários na vacinação como prioritários no município de Itapetim, no Interior do Estado.

lmprensa Bancários PE