segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Aumento da obesidade no Brasil é preocupante

2019 chegou e com ele vem à tona o desejo de mudar, de trocar velhos hábitos não positivos nem saudáveis por atitudes de mudança. Perder peso figura na lista de desejos de muitos de nós e, na maioria das vezes, é deixada de lado durante os meses do ano devido às inúmeras tentações gastronômicas diárias e, o resultado disso, é preocupante. A obesidade já é uma realidade para 18,9% dos brasileiros e o sobrepeso, atinge 54% da população. Esses dados nada animadores integram a mais recente pesquisa de Vigilância de Fatores de Riscos para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) e foram divulgadas pelo Ministério da Saúde. Segundo o cirurgião bariátrico Walter França, a ocidentalização no modo de se alimentar com preferência para os fast foods em detrimento ao tradicional feijão com arroz e salada e alimentos mais frescos, colaboram para estes percentuais.

De acordo com a pesquisa, entre os jovens a obesidade aumentou 110% de 2007 a 2017. Esse índice foi quase o dobro da média entre as faixas etárias que ficou em torno de 60%. O crescimento foi menor entre as faixas etárias de 45 a 54 anos ( 45%), 55 a 64 anos (26%) e acima de 65 anos (26%). No mesmo período o sobrepeso foi ampliado em 26,8%. Este movimento também foi maior entre os mais jovens (56%), seguidos pelas faixas de 25 a 34 anos (33%), de 35 a 44 anos ( 25%) e 65 anos a mais (14%). Apesar desses índices o levantamento registrou um aumento da prática de atividades físicas no tempo libre de 24,1% no período de 2009 a 2017 e uma queda de 52,8% no consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas.

Outro fator que segundo Walter França colabora para o aumento da obesidade, sobretudo entre os jovens, é o sedentarismo potencializado pelo uso, quase ininterrupto da internet, que faz com que a maioria dos jovens passem o dia conectados e não realizem atividades físicas. A obesidade é uma doença que traz consigo comorbidades como problemas cardiovasculares, depressão, hérnias, diabetes tipo II, dermatites e dislipidemia(alteração do colesterol). Apnéia do sono, incontinência urinária, disfunções hormonais e erétil nos homens, doenças articulares e do refluxo, entre outros problemas.

A cirurgia bariátrica aparece como alternativa quando o paciente já fez uso de vários tratamentos para emagrecer e para sanar os problemas acarretados pelo excesso de peso e não teve êxito. Hoje já é possível operar um paciente com índice de massa corpórea (IMC), a partir de 30, com diabetes tipo II. “Como qualquer outra cirurgia, a bariátrica tem riscos, mas as doenças relacionadas ao excesso de peso, matam muito mais. O risco de óbito numa cirurgia bariátrica é de 0,2, já a obesidade mata 10 vezes mais”, relata Walter França.

Entre os procedimentos mais utilizados pelo profissional estão o Bypass Gástrico e o Sleeve ou Gastrectomia Vertical além, da cirurgia da obesidade com uso da robótica que é uma técnica minimamente invasiva com vantagens do tipo: dimensão, uma delicadeza maior no manuseio das estruturas e a ergonomia, que é a otimização das condições de trabalho humano, por meio de métodos da tecnologia.

SERVIÇO:

Dr. Walter França
Consultório G, 5 º andar do Hospital Esperança, na Ilha do Leite
Informações: (81) 3424.9796/ 3423.2772/ 3131.7887