quinta-feira, 30 de abril de 2015

Eufrásio Barbosa revitalizado

Uma semana após garantir a restauração do Forte de Tamandaré, o Governo do Estado deu mais um passo no sentido de fortalecer a atividade turística em Pernambuco. O governador Paulo Câmara autorizou, nesta quarta-feira (30), a requalificação do Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, e a implantação no local de um Centro Cultural de Arte Popular. O equipamento vai mudar o perfil do mercado, que será transformado em um espaço de visitação e de valorização da cultura pernambucana.
As obras, que vão durar 12 meses, receberão um investimento de R$ 13 milhões, recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O ato de hoje foi realizado no Palácio do Campo das Princesas.
O governador destacou os benefícios para o Eufrásio Barbosa, uma construção do século XVII. "Trata-se de um equipamento importante, que, após as intervenções, passará a oferecer uma opção turística para a cidade, valorizando a cultura do nosso Estado", pontuou. "Eu tenho tido muito cuidado ao longo do planejamento das nossas ações, procurando ter um olhar especial para a nossa história e patrimônio. Já pedi um mapeamento completo do Estado para vermos quais equipamentos precisam de uma atenção. Temos que verificar a situação de todos os nossos teatros, museus e cinemas", adiantou Paulo.
Além de resgatar e preservar o valor histórico do mercado, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a requalificação também contemplará a inserção de equipamentos que vão promover a interatividade com os visitantes. O prédio terá nove salas para exposições e um setor de educação e pesquisa, que contará com salas multiuso, biblioteca virtual e oficinas, além de uma área para lazer e serviços.
De acordo com o governador, investimentos em ações do tipo dialogam com o futuro. "As novas gerações precisam valorizar o nosso passado. Pernambuco, que sempre foi conhecido por suas lutas libertárias, um estado que sempre foi protagonista, deve manter vivo tudo aquilo que precisa ser conhecido pelas próximas gerações", afirmou Paulo Câmara.
O secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, ressaltou a sensibilidade do Governo do Estado no tocante à preservação da cultura popular e o desenvolvimento do turismo. "Pernambuco se preocupa com o seu patrimônio e sua história", salientou, lembrando que o projeto foi bastante debatido pela sociedade. 
INTEGRAÇÃO - A requalificação contempla ainda a criação de um acesso de pedestre ao pátio do Mosteiro de São Bento. O objetivo é integrar o equipamento aos roteiros turísticos do Sítio Histórico. A ligação será entre o pátio do mosteiro e o jardim do centro, através de uma passarela suspensa que levará até uma escada e um elevador.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco