quinta-feira, 30 de abril de 2015

#MeuProfessorMerece

Estudantes da rede estadual de ensino fizeram protesto em apoio aos professores, na manhã desta quinta-feira (30), no bairro da Várzea, na Zona Norte do Recife. Os alunos se concentraram na Praça da Várzea às 9h e seguiram em caminhada até a Secretaria Estadual de Educação, no mesmo bairro. 
O movimento, chamado "#MeuProfessorMerece", foi convocado pelas redes sociais e conta com cerca de cem pessoas, entre alunos e ex-alunos das escolas estaduais.
“Esse ato é em prol dos professores e também pedindo melhoria nas escolas estaduais, porque a gente sabe que a situação da maioria delas não é boa”, explica a estudante Isa Gabriela, aluna do Ginásio Pernambucano da Rua da Aurora, no Recife. Segundo ela, os estudantes elaboraram um dossiê expondo os problemas estruturais das escolas da rede estadual e apoiando a greve dos professores.
Um dos objetivos do protesto também é entregar esse dossiê na Secretaria de Educação, para cobrar providências em relação às escolas e a reabertura da negociação com os professores. De acordo com o estudante Magno Rodrigues, que também participa do movimento, uma comissão formada por cinco pessoas foi recebida pela Secretaria de Educação, para entregar o documento. "São quatro alunos da rede estadual e um ex aluno", explica.
A Secretaria de Educação do Estado informou que recebeu a comissão, ouviu as colocações deles em relação à greve dos professores, prestou esclarecimentos e, inclusive, reforçou a disposição do Governo do Estado em manter o diálogo com a categoria.
Os docentes da rede estadual estão em greve desde o último 10 de abril. Eles cobram do governo que o aumento salarial de 13,01%, concedido apenas aos professores que possuem nível médio (equivalente ao magistério), seja para todos os docentes da categoria.
Portal G1