quarta-feira, 10 de julho de 2013

PM recolhe 48 armas no Posto de Coleta Itinerante

Com o lançamento do Posto de Coleta Itinerante,  no último dia 20 de Maio, a Secretaria de Defesa Social – SDS, através da Polícia Militar, vem contribuindo sobremaneira com a Campanha Nacional de Desarmamento. O posto acumula um total de 48 armas recolhidas nesse período. O município de Bezerros – Agreste do Estado – se destacou com o maior número de armas recebidas. Em apenas dois dias de visita. Os moradores entregaram espontaneamente 13 armas.
Além da unidade móvel, a Polícia Militar conta com  22 postos fixos existentes em batalhões e companhias. Com esse novo aliado, Pernambuco vem se destacando no recolhimento de armas  na Campanha Nacional de Desarmamento. Com  um total de 1.521 armas recolhidas, o Estado através das polícias  Militar, Federal e Rodoviária Federal, ocupa a 3ª posição no ranking  nacional nas localidades com 100 mil habitantes, perdendo apenas para da Bahia e Rio Grande do Sul, segundo dados do Portal Desarma.
O Coordenador do Posto de Coleta Itinerante, Tenente Coronel Alexandre Gomes, informou que o objetivo  do serviço itinerante é atender àquelas localidades onde não exista um posto fixo de coleta de armas. “Com isso estamos mais próximo da comunidade e atendendo de  forma  pontual “, disse. Dentre as armas recolhidas  estão  11 espingardas/rifles, 10 pistolas/revolveres, 04 garruchas e 23 armas de fabricação artesanal.
 comandante da  3ª Companhia  do 4° Batalhão  da PM , sediado em Bezerros, Capitão  Adriel Serafim,  informou que a divulgação na mídia local foi fundamental para o sucesso da coleta. “Divulgamos nos blogs, emissoras de rádio da cidade e ainda em carro de som” contou.
O professor aposentado  Cláudio Ferreira, 60 anos, morador da cidade, entregou no Posto de Coleta Itinerante, cinco armas que pertencia ao sogro. “Meu sogro faleceu e para que as armas não caíssem nas mãos de pessoas erradas decidimos entregar a polícia”, revelou. Para ele,  a criação  do posto de coleta itinerante foi uma decisão importante para motivar as pessoas a entregarem suas armas.
O funcionário público Vando Dias, 49 anos, morador de Bezerros, falou da importância da campanha. Segundo  ele,  a população deve tomar consciência e se desarmar evitando assim grandes tragédias. “Somente quem recebe treinamento e o trabalho requer o uso de armas é quem deveria andar armado”, afirmou.
Dentro do cronograma de visitas, cada cidade  será atendida por até três dias. A equipe  conta com dois grupos de 04 policiais cada, composta por um oficial comandante, um sargento auxiliar, um motorista e um patrulheiro.
O coordenador do posto itinerante lembra  ainda  da  importância do cidadão,  de somente transportar o armamento após retirar a guia de trânsito no site da Polícia Federal - www.dpf.gov.br. O documento  tem validade de um dia, para  que faça o transporte da arma de forma segura. Dependendo do tipo e calibre  e da arma as indenizações variam entre R$ 150,00 e R$ 450,00.
Após a entregar  o cidadão irá cadastrar uma senha de quatro dígitos, única e intransferível, e receberá um protocolo do Banco do Brasil composto de 16 dígitos. De posse deste documento deverá se dirigir a um dos caixas eletrônicos do Banco. A indenização estará disponível para saque 24 horas após a entrega da arma  durante 30 dias.
 A campanha visa retirar de circulação o maior número possível de armas de fogo e  conscientizar a população para os riscos de ter uma arma em sua residência.
Durante este mês, o posto itinerante estará visitando  os municípios de :  Capoeiras, São Bento do Uma, Cachoeirinha, Altinho, Agrestina, Cupira, Panelas, Sanharo, Lajedo e Jurema.
Balanço – O Interlocutor em PE da Campanha Nacional do Desarmamento, Coronel  Walter Lima, informou que desde o lançamento da campanha  Dezembro de 2011,  os 22 postos fixos de arrecadação de armas  da Polícia  Militar recolheram 754 armas até  o dia 04/07/2013. “Continuamos avançando  em parceria com a campanha nacional visando reduzir a criminalidade em nosso Estado”, enfatizou.  
Secretaria de Defesa Social de Pernambuco