quarta-feira, 10 de julho de 2013

Fórum de Gestoras debatem estratégias de comunicação

De forma inédita em todo o País, cerca de cinquenta pessoas entre gestoras municipais de políticas públicas para mulheres e representantes das equipes de comunicação e imprensa dos municípios que compõe o Território Metropolitano, estabelecido pela Secretaria Estadual da Mulher (14 municípios da Região Metropolitana do Recife, do município de Goiana e das cidades Polo de Caruaru, Garanhuns e Petrolina), se reuniram ontem, 09/07,  durante o V Fórum de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres Metropolitanas para discutir o tema Comunicação e Informação - voltado para as mulheres. O evento foi realizado, em período integral, no Centro Mariapólis, em Igarassú.
 
O objetivo foi promover uma discussão em torno da comunicação como uma ação estratégica para a execução das políticas públicas para as mulheres. Nesse contexto foi debatida também a criação de ferramentas que possam ser utilizadas de forma compartilhada pelo grupo, para a divulgação de notícias sobre as mulheres.  O resultado será incorporado ao Programa Incommum, elaborado pela SeMulher/PE, que tem como objetivo de uma construção coletiva de uma política de comunicação  para a área, visando uma maior visibilidade e fortalecimento dos Organismos Municipais de Políticas para Mulheres. Apenas quatro dos 18 municípios participantes do fórum não estiveram representados no encontro.
 
A mesa de abertura foi formada pela Secretária Estadual da Mulher Cristina Buarque, pela prefeita de Igarassú em exercício, Elcione Ramos e pela Coordenadora da Mulher do município anfitrião, Ana Maria Vanderlei.  Durante o V Fórum,  foram realizadas palestras, foi apresentado o detalhamento do Programa Incommum, além da versão final do regimento interno do Fórum de Gestoras de Políticas Públicas da RMR, do município de Goiana e das cidades polo de Caruaru, Garanhuns e Petrolina.
 
A secretária Cristina Buarque, em sua fala, destacou a importância da intersetorialidade entre os organismos municipais para mulheres: “Não se constroem políticas públicas sem parcerias. Essa ação é inédita. É a primeira vez no Brasil que gestoras públicas se reúnem para pensar juntas a comunicação voltada para as mulheres”, disse. Ela também levou as participantes a refletirem sobre a construção da nova sociedade com mais igualdade entre homens e mulheres.
 
Cristina Buarque dissertou sobre o seu próximo artigo “Uma Leitura Feminista do Momento Atual”, destacando que as manifestações populares do País mostram que a juventude é o termômetro do mal estar do povo brasileiro.  Que, apesar do Brasil ser o País do futebol, a cidadania prevaleceu. Para ela “o amor ao futebol não é maior que a nossa cidadania”. Destacou ainda a importância da educação para que a transformação sociopolítica almejada pelo povo brasileiro seja alcançada. Ela entende que a ferramenta da comunicação, através da internet (redes sociais) foi fundamental para o movimento social, e que as mulheres devem pensar este momento, a partir delas mesmas e verem de que forma podem contribuir para ter uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres,  “com homens menos homens, menos europeus, menos  técnicos...”, completou.
 
 
EVENTO -  Durante a abertura do V Fórum a prefeita em exercício de Igarassú, Elcione Ramos afirmou que Pernambuco já é um Estado modelo em políticas públicas para as mulheres, e que Igarassú está se preparando para ser uma referência no atendimento às mulheres vítimas de violência. Já Ana Vandeley disse que o Fórum é gratificante para as gestoras, já que os problemas são tratados de forma compartilhada, “essa integração faz com que sejamos mais fortalecidas”,  registra a gestora.
 
Em um segundo momento do evento, as gestoras de políticas para as mulheres concluíram o documento sobre o Regimento Interno do Fórum e elegeram a secretária da mulher do Recife, Silvia Cordeiro, para diretora do colegiado, tendo como suplente a secretária da mulher de Olinda, Eliane Cavalcanti. Paralelamente, as equipes de comunicação e imprensa – Araçoiaba, Abreu e Lima, Caruaru, Camaragibe, Igarassú, Ipojuca, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife  - presentes ao evento, formaram um grupo paralelo, e trocaram experiências e vivências referentes à divulgação de notícias voltadas para as mulheres e iniciaram o processo de sistematização das atividades de comunicação.
 
O Fórum de Gestoras de Políticas Públicas da RMR, do município de Goiana e das cidades polo de Caruaru, Garanhuns e Petrolina está ocorrendo de forma itinerante, e mensalmente é realizado em um município diferente. O encontro anterior ocorreu em Araçoiaba, e o próximo, que será realizado em agosto, está programado para ocorrer em Paulista. 

Secretaria da Mulher de Pernambuco