quarta-feira, 28 de novembro de 2012

II Seminário Internacional debate temas polêmicos para a sociedade moderna


O II Seminário Internacional Repúblicas e Violência – Um Olhar das Mulheres, que ocorre no auditório da Faculdade Barros Melo – Aeso, em Olinda, trouxe para o debate temas da atualidade de gênero muito importantes, inclusive de caráter internacional, como o mutilação de órgãos sexuais, tráfico de mulheres, a reforma do Código Penal e a Lei Maria da Penha e obrigações conjugais cotidianas das mulheres, entre outras.  
O evento é aberto ao público em geral e está sendo promovido pela Secretaria Estadual da Mulher, com o apoio de vários movimentos de mulheres, como o Centro de Mulheres do Cabo e da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres da Presidência da República.  
Mais de 100 mulheres de 10 países – de continentes como África, Europa e América- estão reunidas no local desde a manhã da terça-feira (27), debatendo temas que reflitam os 122 anos da República no Brasil. O objetivo é discutir e sistematizar os conhecimentos sobre a presença das mulheres na vida política republicana, e assim contribuir para a ampliação da participação das mulheres em espaços de poder, na busca da equidade de gênero.  
Está prevista para amanhã (29), às 8h30 da manhã, a participação da Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Presidência da República, Aparecida Gonçalves. Ela será debatedora na mesa redonda sobre as Legislações Repúblicas Contemporâneas em Defesa das Mulheres, onde destacará a Lei Maria da Penha e o Código Penal Brasileiro. Serão realizadas cinco mesas redondas cada uma homenageia uma mulher importante na história republicana (Chiquinha Gonzaga, Mary Shelley, Anita Malfatti, Ruth Escobar e Camille Claudel). 
Além dos debates, houve o lançamento do livro República, 120 anos no Brasil – Uma Leitura das Mulheres, que foi lançado nos jardins da Praça da República, na noite da segunda-feira, 26, com a presença de cerca de 200 convidados. Na cerimônia, a Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque, representou o Governador Eduardo Campos. Na ocasião também foi lançado os Anais da III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, documento resultante da III Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, realizada em outubro de 2011. 
Secretaria da Mulher de Pernambuco