terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Recorde no turismo em Portugal causa alívio na recessão

Portugal viu um turismo recorde no ano passado, elevando as receitas dos hotéis para seus níveis mais altos desde 2008 em um sinal positivo para a economia endividada e atingida pela recessão, mostraram dados na segunda-feira. Enquanto a recessão fez com que alguns hotéis e restaurantes oferecessem descontos para atrair turistas, os preços dos hotéis subiram em média cerca de 4% no ano passado.

O número de visitantes estrangeiros nos hotéis portugueses aumentou para 7,44 milhões, superando o recorde de 2008 que foi de 7,12 milhões, e 9% acima de 2010, mostraram os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas.

As receitas dos hotéis aumentaram quase 6% desde 2010 para cerca de 1,91 bilhão de euros (US$2,52 bilhões), apesar de uma queda de quase 8% em dezembro, mas ficou aquém de um recorde de 1,96 bilhão de euros estabelecido em 2008, quando começou a desenrolar a crise da economia mundial.

Portugal está atolado em sua pior recessão desde os anos 1970, enquanto o governo está implementando medidas duras de austeridade sob um resgate da UE e do FMI de 78 bilhões de euros. Como resultado, muitos portugueses estão optando por ficarem em casa nos feriados em vez de viajar para o exterior, para economizar.

O número total de visitantes em hotéis, incluindo viajantes locais, subiu para 14,1 milhões -também um recorde- com relação aos 13,6 milhões do ano passado. Os visitantes também passaram 6% de tempo a mais nos hotéis, ou 2,8 noites em média. A receita total de turismo, incluindo hotéis, é responsável por cerca de 10% do produto interno bruto de Portugal.

Correio do Brasil