Cinco pessoas foram presas no final da manhã de hoje (14), pela Polícia Civil acusadas de furtar geradores de energia de uma empresa de telefonia móvel em várias cidades de Pernambuco e Paraíba. A quadrilha era comandada pelo empresário José Orlando da Silva, de 58 anos, proprietário da locadora de geradores Assingel Grupo de Geradores, instalada no bairro de Afogados, no Recife.
Os outros suspeitos detidos são funcionários da locadora. José Genilson da Conceição, de 34 anos, Jeferson Francisco de Oliveira, de 32, José Renato Sampaio Medeiros, de 48 e Adonias Correia de Lima, de 37, foram apontados pela polícia como responsáveis por realizar os furtos dos equipamentos eletrônicos a mando do empresário.
No interior da Assingel os policiais civis encontraram sete geradores que pertenciam a empresa de telefonia. Na delegacia, José Orlando confessou que furtou os aparelhos nas cidades de Goiana, Camaragibe, Recife, Gravatá, Garanhuns e Paulista, em Pernambuco e no estado da Paraíba. Um oitavo gerador que seria objeto do crime estaria locado a uma outra empresa no estado de Alagoas.
De acordo com o delegado José Adehilton Barros, da Delegacia de Água Fria, duas pessoas que trabalham numa prestadora de serviço repassavam a José Orlando informações dos locais onde os geradores poderiam ser furtados. “Já temos os nomes destes suspeitos e estamos realizando diligências para encontrá-los”, disse o delegado.
Todos os acusados foram autuados por formação de quadrilha. Por ser um crime afiançável foi estipulado o valor de R$ 30 mil para o empresário José Orlando e R$ 4 mil para cada um dos seus funcionários. Os quatro trabalhadores pagaram fiança e vão responder em liberdade. Já o empresário será encaminhado ao Centro de Triagem, em Abreu e Lima.
Ainda de acordo com o delegado José Adehilton Barros, ao final do inquérito policial os suspeitos também serão indiciados pelo crime de furto qualificado, já que ficou comprovada a participação de todos no furto aos geradores.
Polícia Civil de Pernambuco