terça-feira, 22 de novembro de 2011

Clínica Escola da Faculdade Estácio do Recife desenvolve acompanhamento para mulheres com câncer

Pensando na qualidade de vida da comunidade e nas dificuldades que as mulheres mastectomizadas - que passam pela cirurgia de retirada total ou parcial da mama - enfrentam, a Faculdade Estácio do Recife abre as portas da sua Clínica Escola para o tratamento e acompanhamento neste período de readaptação. O projeto acontece há 2 anos e meio e é desenvolvido por professores especializados e alunos da instituição de forma gratuita. A coordenação do projeto está sob responsabilidade da fisioterapeuta e professora da instituição Dra. Celina Cordeiro. São realizadas atividades semanais em piscina, solo, dinâmicas de grupo e drenagem. “As mulheres interessadas em aderir ao tratamento devem entrar em contato conosco através do 3226-8848” – avisa Helen Santos coordenadora do curso de Fisioterapia.

OMS - Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) o câncer de mama, no Brasil, chega a cerca de 50 mil novos casos em mulheres por ano. Normalmente ele é raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce de forma rápida e progressiva, sendo uma das principais causas de morte em mulheres nos países ocidentais.

Temido pelas mulheres, devido a sua frequência e, sobretudo, pelos seus efeitos físicos e psicológicos, o câncer de mama quando descoberto a tempo, pode ser tratado sem grandes perdas. O autoexame de mama deve ser feito regularmente, atentando, para toda e qualquer alteração que poderá ser observada através do exame de mamografia que deve ser feito uma vez ao ano.

Serviço:
Clínica Escola da Faculdade Estácio do Recife
Av. Engenheiro Abdias de Carvalho, Nº 1678, Prado
Contato: 3226-8848