quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Workshop qualifica pequenos meios de hospedagem

Recife - A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 parecem ainda estar longe de acontecer, mas para o setor turístico brasileiro o jogo já começou. Após ter sido lançado nas capitais que sediarão os jogos da Copa do Mundo, o Workshop Pequenos & Notáveis – programa de qualificação de pequenos meios de hospedagem voltado para empresários, gestores hoteleiros e entidades e autoridades da indústria do turismo oriundos de 105 destinos turísticos – chega ao Recife nesta quarta-feira (17) com a proposta de qualificar e incentivar donos de estabelecimentos de pequeno porte para receber turistas.

Uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) e o Sebrae, os cursos serão feitos em dois dias, com sete horas de duração. Ao final, os empresários e gestores sairão capacitados nas metodologias propostas nos workshops e na utilização de plataformas virtuais como forma de dinamizar e apoiar a gestão sobre o pequeno hotel e pousada.

Só a região do Recife possui cerca de 50 estabelecimentos de pequeno porte, que entram no planejamento local para suprir a grande demanda turística proporcionada pelos grandes eventos. A crescente procura pelos estados brasileiros tem levado os meios de hospedagem a um novo patamar de competitividade, que exige mão de obra capacitada e qualificação de quem gerencia esses estabelecimentos.

“A capacitação dos pequenos meios de hospedagem, os investimentos em desenvolvimento sustentável e a busca por maior eficiência na gestão trarão um novo posicionamento, mais competitivo, para o setor durante e depois da Copa do Mundo.

Essa conquista também é de grande importância para o turismo interno, que está em franco e constante crescimento. A capacitação e qualificação dos profissionais brasileiros é um dos legados mais importantes que ficará depois dos eventos”, afirma o presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato.

Competitividade - Hoje, 70% dos turistas de Pernambuco são da própria região ou de cidades vizinhas. O objetivo, porém, é que com a vinda da Copa de 2014 e, futuramente, outros grandes eventos internacionais, o número de visitantes estrangeiros passe a ser metade dos turistas.

O projeto – que, além do Recife, envolve as cidades pernambucanas de Bezerros, Gravatá, Saloá, São Benedito do Sul, Itambé, Goiânia, Vicência, Nazaré da Mata, Bonito, Quipapá, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista – deverá atingir mil empreendimentos por todo o Brasil. Na programação do evento os empresários serão capacitados em ferramentas próprias para seus negócios, de sustentabilidade, competitividade, acesso ao mercado, empreendedorismo individual, central de negócios e marketing.

Com 32 oficinas, o Workshop Pequenos & Notáveis acontecerá nas 12 cidades que receberão a Copa e em municípios como Búzios, Pirenópolis, Alto Paraíso, Fernando de Noronha, Porto de Galinhas, entre outras, que concentram um grande potencial para atrair um maior número de turistas nacionais e estrangeiros que vierem para o Brasil a partir dos grandes eventos.

No dia 24, será a vez de Belém, Alto Paraíso (PA), Fernando de Noronha (PE) e Manaus. As cidades de Fortaleza, Natal, Lençóis (MA) e Porto de Galinhas (PE) recebem o projeto no dia 31.

Agência Sebrae




Apoio Cultural: