sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Laje em morro carioca vira 'point'

Rio de Janeiro - O teto retrátil é uma das grandes atrações do Lajão Cultural. Quando aberto, descortina uma paisagem deslumbrante para o Cristo Redentor e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Com a pacificação do morro Dona Marta, em dezembro de 2008, o guia de turismo Thiago Firmino, morador deste morro, na zona sul carioca, começou a ver a oportunidade para diversificar suas atividades profissionais.

“Toda vez que fazia festa em casa, ficava uma fila de gente na porta. Dali, passei para a laje do meu irmão, mas apenas para a comunidade. Agora recebo pessoas de vários lugares”, comemora Firmino.

Empresário nato, Thiago planejou primeiro a reforma do espaço com o irmão, Jorge Alexandre Firmino, dono da laje de 90 m². Juntaram as economias para colocar um piso de cerâmica e construíram um balcão e um banheiro. Para completar, além do teto retrátil, também investiram em equipamentos de som e luz. Para abrir o Lajão Cultural, ele calcula que investiram cerca de R$ 40 mil.

Bem relacionado, o guia de turismo, produtor cultural, fotógrafo e agora promoter, tratou de espalhar a novidade entre seus amigos de diferentes tribos. O boca a boca funcionou e, desde outubro passado, Thiago organiza, além de almoços e churrascos, cerca de três festas por mês. Ele conta que já recebeu convidados ilustres, como a cantora Mart´nália e a atriz Camila Pitanga. “Fiquei muito nervoso e nem tive coragem de pedir para tirar fotos. Só queria que elas se sentissem bem. Mas fiquei orgulhoso demais”, confessa.

Para ampliar o sucesso da iniciativa, Thiago e o irmão planejam se registrar como Empreendedor Individual (EI). Para fazer frente aos compromissos, eles já tiveram que recorrer a um amigo para emitir Nota Fiscal. Com a formalização do negócio, esperam diminuir os custos, como a compra de bebidas direto do fornecedor, e assumirem de vez o papel de empresário.

“Quero divulgar a casa para as agências de viagens, para também trazer gringos para cá. Quero transformar isso aqui em mais um ponto de diversão de qualidade do Rio de Janeiro”, planeja.

Agência Sebrae





Apoio Cultural: