sexta-feira, 21 de novembro de 2025

💧 Compesa inicia testes para levar água do São Francisco ao Agreste pernambucano


A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) inicia nesta segunda-feira, 24 de novembro, os testes operacionais da obra de inversão da Adutora de Jucazinho, que permitirá o transporte de água do Rio São Francisco para cidades atendidas pelo Tramo Sul do Sistema Jucazinho, através da Estação de Tratamento de Água (ETA) Salgado, em Caruaru.

🚨 A medida é considerada urgente diante da situação crítica da Barragem de Jucazinho, que opera com apenas 1,23% da capacidade, afetando o abastecimento de 13 municípios do Agreste pernambucano.

📍 Etapas dos testes:
- 24/11 a 01/12: trecho Caruaru – Riacho das Almas
- Em seguida: Cumaru e Passira

🚧 Foram implantados 1.100 metros de tubulações entre as ruas San Marino e Clara Nunes, no bairro São João da Escócia, em Caruaru. O investimento é de R$ 4,5 milhões, beneficiando Riacho das Almas, Cumaru, Passira e parte da zona rural de Caruaru.

🔄 Paralelamente, a Compesa acelera a conclusão de trechos da Adutora do Agreste:
- Lote 5B (54 km) já em testes para atender Bezerros
- Etapa de Gravatá prevista para o próximo ano

🌊 Tramo Norte também será beneficiado  
Com a liberação do Tramo Sul, cidades do Tramo Norte terão acréscimo na vazão. Além disso, seguem avançando as obras do lote 4B da Adutora do Agreste e da Adutora do Alto Capibaribe, com previsão de testes até dezembro. Serão atendidos:  
Toritama, Surubim, Salgadinho, Casinhas, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes e Vertente do Lério. Cerca de 65 km de tubulações já foram assentados.

🗣️ O presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, reforçou a importância das ações:  “Estamos intensificando todas essas ações e antecipando o uso da Adutora do Agreste para impedir o desabastecimento dos municípios diante da situação da Barragem de Jucazinho. Crises como esta ficarão para trás.”

🌐 Saiba mais em: www.compesa.com.br