A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) celebra 198 anos de história no próximo dia 11 de agosto. A data remonta à fundação da Faculdade de Direito do Recife (FDR), em 1827, a mais antiga da instituição e um dos pilares do Ensino Superior no Brasil. Para marcar o aniversário, uma série de eventos comemorativos foi programada.
A comunidade acadêmica da UFPE é formada por 35 mil estudantes, 3 mil docentes e 4 mil servidores técnico-administrativos, distribuídos em três campi (Recife, Vitória e Caruaru). A universidade oferece 105 cursos de graduação e, a partir de setembro, expandirá suas atividades para Sertânia, no Sertão do estado, com a abertura de mais quatro novos cursos.
Programação de aniversário
As celebrações do aniversário da UFPE tiveram início com um concerto da Orquestra Sinfônica da UFPE, realizado no Teatro Santa Isabel. Para o dia 11, está agendada uma missa no Mosteiro de São Bento, em Olinda, local que sediou as primeiras turmas da Faculdade de Direito. À noite, a FDR sediará a abertura de uma exposição com documentos históricos e uma cerimônia para marcar os 200 anos da faculdade, além da formalização do retorno da sede do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) ao prédio histórico.
A programação se estende até o dia 15. No dia 12, o Coro de Câmara de Campina Grande apresentará o ciclo "Cancioneiro Atlântico" na Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Várzea, com entrada gratuita. Já no dia 15, um culto ecumênico será realizado no auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria.
Do Ensino de Direito à UFPE
A história da UFPE começou em 1827 com a criação da Faculdade de Direito do Recife. Em 1946, foi fundada a Universidade do Recife, que agregou as principais instituições de ensino superior do estado na época, como a Escola de Engenharia de Pernambuco e a Faculdade de Medicina. Em 1967, a Universidade do Recife foi federalizada, recebendo o nome de Universidade Federal de Pernambuco.