Em Juazeiro, no Norte da Bahia, a combinação de irregularidades na distribuição de chuvas, baixa umidade do ar, vegetação seca e ventos fortes tem provocado uma série de pequenos incêndios, que podem afetar a Caatinga. Em resposta a esse cenário, a Agrovale, empresa sucroenergética, tem atuado com sua Brigada de Combate a Incêndios Florestais para apagar focos de fogo às margens da BR-235 e BA-210.
A brigada é composta por 18 profissionais capacitados e conta com uma estrutura de apoio que inclui caminhões-pipa, máquinas pesadas e equipamentos manuais. O grupo, que atua em coordenação com o 9º Batalhão de Bombeiros Militar de Juazeiro, tem o objetivo de minimizar danos ambientais e proteger as comunidades locais.
O representante da Brigada, Rubens Leite, ressaltou que a iniciativa é uma ação permanente da Agrovale, alinhada com as diretrizes de responsabilidade socioambiental da empresa. Ele também fez um alerta sobre os perigos causados por bitucas de cigarro e resíduos como plásticos ou vidros jogados em áreas de vegetação.
Leite destacou, ainda, a parceria com o Corpo de Bombeiros, que inclui treinamentos conjuntos para atualizar as técnicas de combate. A equipe também participa de treinamentos com órgãos do governo federal, como o PREVFOGO, para aprimorar a atuação em casos de incêndios florestais.