segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Agosto Laranja: Mês de Conscientização para a Esclerose Múltipla


A doença, que afeta 2,8 milhões de pessoas no mundo, tem maior incidência em mulheres e jovens adultos
O mês de agosto é dedicado à conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM), uma doença crônica, autoimune e sem cura que atinge o sistema nervoso central. A campanha Agosto Laranja, criada pela AME (Amigos Múltiplos pela Esclerose), destaca a importância do diagnóstico e tratamento precoces, cruciais para retardar o avanço da enfermidade.

A Esclerose Múltipla costuma afetar pessoas entre 20 e 40 anos, principalmente mulheres. No Brasil, existem cerca de 40 mil diagnósticos confirmados. A doença ocorre quando as células de defesa do corpo atacam a mielina, uma membrana que protege os neurônios, prejudicando a comunicação entre o cérebro e o corpo.

De acordo com a neurologista Sara Martinelli, do Hapvida, a doença pode ser desencadeada por fatores ambientais, além da pré-disposição genética. "Infecções virais, obesidade, exposição ao tabagismo e a carência de vitamina D no organismo podem aumentar o risco de o indivíduo desenvolver a esclerose múltipla", explica.

Os sintomas iniciais variam, mas frequentemente incluem dificuldade na fala, perda de força muscular, desequilíbrio, formigamento, fadiga e problemas de visão. A neurologista ressalta a importância de uma equipe multiprofissional (fisioterapeutas, fonoaudiólogos e enfermeiros) e do apoio familiar para garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

Para prevenir a doença, a médica recomenda a adoção de hábitos saudáveis, como:

 * Alimentação equilibrada;
 * Prática regular de exercícios físicos;
 * Exposição ao sol para a produção de vitamina D;
 * Não fumar.