sábado, 17 de maio de 2025

Cineclube Nova Brasília leva cultura e entretenimento à comunidade rural de Afogados da Ingazeira

 

A comunidade de Nova Brasília, localizada a seis quilômetros da zona urbana de Afogados da Ingazeira, agora conta com um novo projeto cultural: o Cineclube Nova Brasília. A iniciativa, que tem incentivo da PNAB PE, Secretaria de Cultura de Pernambuco, Ministério da Cultura e Governo Federal, visa descentralizar as atividades culturais no município e oferecer entretenimento audiovisual gratuito para uma região que carece de espaços públicos como escolas e quadras esportivas.

A proposta do projeto

Com exibições periódicas no centro do vilarejo, o cineclube busca levar produções cinematográficas que dialoguem com a realidade da comunidade. A curadoria privilegia curtas-metragens documentais e ficcionais, especialmente aqueles produzidos em Pernambuco. Além das exibições, o projeto também promove debates e reflexões sobre os temas abordados nos filmes.

Para garantir maior inclusão, a acessibilidade arquitetônica foi planejada para receber cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Além disso, os filmes exibidos contam com recursos de acessibilidade audiovisual.

Sessão de estreia e programação

A primeira exibição aconteceu na sexta-feira, 16 de maio de 2025, com uma seleção de quatro curtas-metragens:

  • Meu Nome é Maalum (Luísa Copetti – 8 min, animação)
    A história de Maalum, uma menina negra brasileira que enfrenta o racismo ao ser ridicularizada por seu nome, mas encontra força na ancestralidade e no amor de sua família.

  • Moagem (Odilia Nunes – 16 min, 2024, documentário)
    Um retrato da dura e doce jornada de trabalhadores que cultivam e colhem cana-de-açúcar, destacando o ciclo do trabalho, tradição e história.

  • Ritual de Matrimônio (Tayo Sotam – 10 min, 2019, documentário)
    O registro do casamento tradicional de Sol Esoje e Sara Cavalcanti na aldeia Fulni-ô, em Águas Belas (PE).

  • Quando a Chuva Vem? (Jeferson Batista – 9 min, animação)
    Uma narrativa sobre a grande seca que assolou o nordeste brasileiro entre 1979 e 1985, e sua marca na vida da população sertaneja de Pernambuco.

Além da exibição dos filmes, o público presente recebeu pipoca gratuita e participou de um debate conduzido pelo cineclubista e historiador Danilo Leite, que discutiu os temas abordados nos curtas.

Equipe e próximos passos

O Cineclube Nova Brasília é uma produção de Isabella Lumara, com produção executiva de Lucio Vinicius e curadoria de Richard Soares. Também integram a equipe Laís Rayanne (identidade visual e artes), Thales Meirinho (direção de arte) e Leonardo Lemos (assessoria de imprensa).

O projeto seguirá com exibições mensais de filmes nacionais, priorizando produções pernambucanas que dialoguem com a realidade da comunidade. Para acompanhar as próximas sessões, o público pode seguir o perfil oficial no Instagram @cineclubenovabrasilia.

Fotos: Quel Lima