A Fundação Terra chega aos 40 anos, neste setembro de 2024. E é para comemorar sua trajetória nessas quatro décadas de trabalhos pelo próximo e especialmente pelos mais vulneráveis que uma agenda religiosa e com ações festivas – Concurso de fotografia, ações esportivas, educativas, apresentações culturais, lançamentos de projetos, inaugurações, etc – foi montada e que desde já e até dezembro serão gradativamente anunciadas.
As comemorações oficiais começam nesse domingo (8) com uma Santa Missa para atender a comunidade católica de Arcoverde, em Pernambuco. A celebração católica ocupará o “salão de missas“, da Fundação Terra, capaz de receber grande número de fiéis, e será realizada pelo padre Paulo César do Nascimento, da Paróquia N. Senhora da Conceição, de Fazenda Nova (Caruaru), a partir das 10h da manhã, data oficial do aniversário da Instituição e será transmitida ao vivo pelo YouTube da Fundação Terra @fundacaoterraoficial
Na comunidade de Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza-CE), onde a Fundação mantém também expressivos serviços às comunidades pobres da região, haverá uma Santa Missa no dia 10 de setembro, em área especialmente montada para receber os interessados, na Unidade da Fundação Terra, a partir das 9h, com o Padre Edmilton de Almeida Lima que exerce o Ministério na Paróquia Menino Jesus.
*“Na Terra para Servir”*
Reafirmando seus compromissos – “Na Terra para Servir”- a Fundação Terra relança sua marca, modernizada graficamente, em forma de selo institucional, mas sem perder as características principais que retratam o seu conhecido trabalho, explorando através de aplicações em formato de selo institucional sua trajetória e seus propósitos, desde sua criação em 1984 até aqui .
A peça base cita os 40 anos de existência da instituição, mantendo a simbólica Cruz Celta no centro. Em destaque exalta referências aos princípios defendidos através dos três pilares descritos no seu slogan, desde o surgimento da instituição, traduzido nas palavras transparência, eficiência e colegialidade. A peça gráfica e suas aplicações sequenciais usam o branco e o vermelho originalmente explorados como as cores tradicionais da Fundação Terra.
O escopo de criação original foi desenvolvido pelo designer Bob Santos, diretor da SG Propag, a mais antiga agência de publicidade em atividade do estado do Ceará, com mais de 47 anos no mercado, parceira de anos da Fundação Terra. “É um relançamento emblemático, importante nas comemorações. É uma reafirmação simbólica de continuação dos trabalhos de quem tanto fez e faz pelos mais vulneráveis. Somos orgulhosos da Fundação Terra e da sua trajetória”, afirma Ana Flávia Bretas de Vasconcellos, presidente da Fundação Terra.
*História e realizações*
A Fundação Terra nasceu em 1984, saída da “Rua do Lixo”, nos arredores de um depósito de resíduos sólidos da cidade de Arcoverde, em pleno semiárido pernambucano. Antes, no local, cerca de 200 famílias viviam reciclando lixo e outras quebrando pedras em pedaços para a indústria da construção, enquanto animais e crianças se misturavam à cata diária por comida no lixão. Como resultado dessas condições, registrava-se ali altos índices de mortalidade infantil, alcoolismo, consumo de drogas.
Atualmente a instituição foca sua prioridade em variadas ações de saúde, educação e no social. Hoje, mais de 3 mil famílias são assistidas pela Fundação. Com resultados significativos: Na educação, mais de 900 crianças e adolescentes são assistidos diariamente e podem sonhar com um futuro melhor. Na saúde, mais de 120 mil procedimentos são realizados, somando mais de 35 municípios beneficiados. No social, já são mais de 62 mil atendimentos anuais. Escolas e creche são mantidas pela Instituição com a ajuda de uma legião de colaboradores.
“Se antes a Rua do Lixo era um endereço cruel de uma realidade totalmente desumana, hoje é exemplo de como a sociedade pode superar o quase impossível. Isso com a prática da solidariedade, com a força do voluntariado, das parcerias, da partilha, da união de propósitos. Podemos não ser ainda o suficiente para enfrentarmos as dificuldades que surgem, em temporadas difíceis, como nessa longa fase pós pandemia, quando nos vimos ameaçados em continuar os trabalhos, pela grande ausência dos apoiadores permanentes, mas somos fortes, sobretudo em fé, para acreditarmos que juntos podemos sempre mais. E os projetos espalhados no Recife e em Arcoverde, em Pernambuco e em Maracanaú, no Ceará - onde a Fundação tem sua base de maiores empenhos, nos indicam que estamos no caminho certo”, destaca Ana Bretas de Vasconcellos.
Acesse o site www.fundacaoterra.com.br, conheça os seus projetos e ajude a continuar levando a luz de esperança aos que mais precisam.