quinta-feira, 20 de junho de 2024

Di2win leva sua expertise em IA para eventos internacionais


A Di2win, referência no segmento de hiperautomação no Processamento Inteligente de Documentos (IDP), vem se destacando no ambiente deeptech brasileiro, acumulando mais de 200 publicações científicas, 30 registros de propriedade intelectual e mais de 2 bilhões de documentos processados com sua tecnologia. Com base em sua vasta experiência e resultados, a empresa se prepara para compartilhar sua expertise em dois grandes eventos científicos internacionais, levando o conhecimento e a criação brasileira a novas fronteiras: o ICDAR (International Conference on Document Analysis and Recognition), de 30 de agosto a 4 de setembro, em Atenas, na Grécia, e o CVPR (Computer Vision and Pattern Recognition Conference), até a próxima sexta (21), em Seattle, nos Estados Unidos. 

O ICDAR é considerado um dos congressos mais importantes do mundo na área de processamento de documentos, reunindo pesquisadores, acadêmicos e profissionais da indústria para compartilhar descobertas e discutir o futuro do setor. “Esse evento é um grande marco no segmento, representado a colaboração de grande quantidade de pesquisadores de classe mundial. É uma grande conquista apresentarmos nosso trabalho com foco no processamento de documentos manuscritos, através da proposta e disponibilização de base de dados de documentos de redações brasileiras. Fizemos um grande trabalho de pesquisa para a construção do acervo desse material, que irá permitir treinar e avaliar sistemas com conteúdo manuscrito no Português do Brasil. Algo que até então, não existia”, explica o Head de P&D, Byron Bezerra. 

O pesquisador Byron ainda destaca que o material recebeu o nome de Bressay, que foi uma junção do prefixo BR, de Brasil, o e termo inglês essay, que significa redação. “Queremos disponibilizar essa base de dados para a comunidade científica de todo o mundo para que possam explorar os mais diversos desafios como os vários tipos de caligrafias e rasuras, com o intuito de melhorar a análise da eficiência dos sistemas comerciais de transcrição, permitindo melhorar a qualidade da automação existente. Essa inciativa também visa analisar os sistemas que ainda estão no universo acadêmico. Além da disponibilização base de dados em português, estamos organizando uma competição, na qual os grupos de pesquisadores que trabalham com essa temática estão submetendo soluções para processar esses dados. Iremos avaliar o desempenho de cada sistema concorrente e os resultados oficiais no evento do ICDAR”. 

Já o CVPR é a principal conferência global para apresentar e discutir os avanços e inovações em visão computacional e reconhecimento de padrões. “O CVPR é um evento que atrai pesquisadores e profissionais de vários países e por isso é considerado um dos mais importantes para a divulgação de avanços em algoritmos, tecnologias e aplicações relacionadas à visão computacional. Evento que vai além de sessões técnicas rigorosas, mas também inclui demonstrações que abordam uma ampla gama de tópicos, desde deep learning até aplicações práticas em diversos segmentos”, pontua o pesquisador da Di2win, Cleber Zanchettin. 

O paper a ser apresentado no CVPR foi desenvolvido pelo acadêmico Dayvid Castro em seu doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sub a orientação de Cleber e co-orientação de Byron. O trabalho introduz abordagem para o Reconhecimento de Documentos Manuscritos (HDR), combinando eficiência computacional com alta precisão do reconhecimento dos dados manuscritos. “O modelo inovador que apresentamos, chamado Document Attention Network for Computationally Efficient Recognition (DANCER), diferencia-se por sua estrutura única de codificador-decodificador baseado em Octave Convolutions. Esse codificador minimiza redundâncias espaciais e aprimora a atenção espacial, enquanto o decodificador utiliza camadas de transformers para decodificar o texto de forma eficiente, utilizando operações de atenção otimizadas. Tal design não apenas acelera o processo como também reduz o consumo de memória, tornando-o capaz de transcrever e analisar layouts complexos de documentos manuscritos de página inteira com eficácia”, completa Zanchettin. 

A eficácia do DANCER foi comprovada através de testes com o dataset do concurso International Conference on Frontiers of Handwriting Recognition (ICFHR) 2016 READ, focado em documentos históricos de uma e duas páginas. Os resultados mostram que ele pode triplicar o tamanho do lote de treinamento em comparação com modelos anteriores, mantendo os limites de memória e em alguns casos reduzindo seu uso em até 65%, sem perder qualidade de reconhecimento. Essas características estabelecem novos padrões de eficiência e precisão para soluções de HDR, abrindo caminho para aplicações práticas e escaláveis em diversos contextos. Essa tecnologia está entre o estado-da-arte no reconhecimento de documentos manuscritos de página inteira e pode transformar o processamento de documentos manuscritos e facilitar a gestão de arquivos históricos. 

“Nossa participação nessas conferências é fundamental para nos mantermos à frente dos temas sobre as tecnologias que oferecemos aos clientes. Tudo para que possamos prezar opor um serviço de ponta em sintonia com o que é desenvolvido de alto nível no mundo todo. Inclusive, mostrando que criamos soluções de grande complexidade e oferecemos contribuições para o avanço da ciência”, frisa o CEO Executivo da Di2win, Paulo Tadeu. 

*Sobre a Di2win*
Embarcada no Porto Digital, a Di2win é uma deeptech referência no desenvolvimento de softwares de Processamento Inteligente de Documentos (IDP) e Gêmeos Digitais Organizacionais. A empresa conta com um time de profissionais altamente capacitados, muitos com mestrado e doutorado, e atuantes em diferentes universidades de peso e no mercado de inovação do Brasil. A startup vem se destacando no mercado com a criação de tecnologias próprias com base em Inteligência Artificial, com soluções reconhecidas pela eficiência e alta performance e precisão, fazendo frente aos principais desenvolvedores de tecnologia no mundo. 

Atualmente, a Di2win conta com clientes nos segmentos financeiro, securitário, imobiliário, educacional e industrial. Mais informações: www.di2win.com.