quarta-feira, 8 de maio de 2024

Instituto Banco Vermelho no Senado: uma luta em prol do #FeminicídioZero no Brasil


Recife-PE, 07 de maio de 2024 - Ampliando os canais de diálogos sobre a importância de um movimento nacional em combate ao feminicídio, o Instituto Banco Vermelho (IBV) realizou evento nesta terça-feira (07), no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no salão central do Senado Federal, para anunciar a colocação de banco gigante no espaço e destacar a pauta do Instituto em prol do #FeminicídioZero. Em movimento articulado com a Procuradora Especial da Mulher do Senado Federal, senadora Zenaide Maia, e a Diretora-Geral do Senado Federal, Ilana Trombka, a iniciativa tem como ponto focal a mobilização de todos para o combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. A instalação permanecerá no espaço até esta sexta-feira (10).

Na solenidade, a senadora Zenaide Maia lembrou que 1.463 mulheres foram mortas por feminicídio em 2023, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. “Tem países em guerra civil que matam menos gente do que essas mulheres morrendo por motivos fúteis. A origem desse mal está na cultura arraigada em nossas famílias, onde o homem pensa que tem domínio sobre a mulher. Por isso precisamos, sim, de bancos vermelhos, de leis e temos (mulheres), sim, que fazer parte da política para debater esta pauta e trabalhar em prol das mulheres”, pontuou.

Reforçando sua esperança em um futuro, breve, com mais segurança para a mulher, Andrea Rodrigues, presidente do IBV, destacou que “Acreditamos na mudança deste cenário por meio de iniciativas sociais educativas, medidas preventivas para a segurança das mulheres e da implantação de políticas públicas com foco no feminicídio zero. É por isso que estamos aqui, e seguiremos firmes neste propósito”.

Já Paula Limongi, diretora executiva do IBV, destacou que o #FeminicídioZero é uma causa de todos, em coletividade. “Não podemos silenciar mais para este cenário de tamanha brutalidade contra a vida das mulheres. Precisamos de políticas púbicas eficientes para nossa segurança e de movimentos eficazes para garantir a liberdade de meninas, jovens e mulheres no nosso país. Não podemos admitir nenhuma mulher a mais”.

Além do banco vermelho gigante, o IBV também realizou instalação de banco funcional (tamanho regular de banco, estilo de praça) no Senado. As iniciativas são resultado da parceria do IBV com a Procuradoria da Mulher do Senado Federal, a Diretoria-Geral do Senado Federal e o Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado Federal.
SOBRE - O Instituto Banco Vermelho (IBV) é uma entidade brasileira. Com fundação e início das suas atividades em novembro de 2023, seu propósito nasceu da inquietação de duas mulheres pernambucanas, Andrea Rodrigues e Paula Limongi, que, impactadas pela crueldade do feminicídio, transformaram o luto em luta. Tendo como sua principal missão a batalha pelo feminicídio zero, o IBV atua para engajar a sociedade civil, o setor privado e o poder público no enfrentamento da violência de gênero por meio de iniciativas de intervenção e ocupação urbana, projetos educativos, ações culturais e campanhas de mobilização, entre outras atividades.