terça-feira, 10 de outubro de 2023

Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas: especialista orienta como prevenir acidentes

 
Com o objetivo de reforçar a saúde e a segurança dos estudantes e profissionais das instituições de ensino, o Ministério do Trabalho promove anualmente o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, no dia 10 de outubro (terça-feira). A Lei de Lucas, como ficou chamada, torna obrigatória a capacitação básica de profissionais de instituições de ensino públicas e privadas de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil, além de precisarem dispor de kits de primeiros socorros. 
 
Segundo a enfermeira e facilitadora do Centro de Simulação (CSim), Claudiane Ventura, existem algumas recomendações para garantir a prevenção de acidentes no ambiente escolar. Adequar o espaço com aparelhos de segurança, principalmente nos locais de risco como piscina e playground; dividir a área de lazer por idade; ensinar as crianças e jovens a reconhecer sinais de risco; contar com acessibilidade; realizar a manutenção constante dos equipamentos; ter uma equipe capacitada em primeiros socorros e realizar treinamento de evacuação são algumas instruções.  
 
Claudiane ainda alerta para o cuidado redobrado com as crianças de até cinco anos. “Essa idade se configura na pré-escola e estão mais propícias aos agravos à saúde, por serem mais suscetíveis à transmissão de doenças infecciosas e por brincarem correndo, pulando, o que pode acarretar acidentes”, explica a facilitadora do CSim. 
 
O que fazer em caso de acidentes?

Caso ocorra um incidente, Claudiane orienta primeiro a caracterizar o tipo de acidente para em seguida realizar os primeiros socorros. “Dependendo do acontecimento, pode acionar o Samu (192) ou os Bombeiros (193), comunicar aos responsáveis e, caso a criança esteja estável, mas precise de uma avaliação médica, encaminhar para a unidade hospitalar orientada pelo responsável”, afirma a enfermeira. 
 
Cuidado com a saúde 

O bem-estar e saúde de quem está no ambiente escolar também é importante. Claudiane reforça a importância de manter uma rotina de orientação aos responsáveis para não levar os filhos que estão doentes para o colégio. “Também é necessário ensinar as crianças como realizar a higiene corporal e das mãos, e hábitos saudáveis, além de estimular a vacinação”, explica a enfermeira. 
 
No Centro de Simulação da FPS (CSim), são oferecidos treinamentos de primeiros socorros para profissionais de educação, saúde e público geral. Além de auxiliar na prevenção de danos maiores, os primeiros socorros são os cuidados iniciais prestados a pessoas que sofreram acidentes e têm como objetivo manter a pessoa segura até a chegada de uma assistência especializada. Capacitações e informações sobre cursos de primeiros socorros podem ser feitas através do telefone (81) 7335-5465.