A onda de calor extremo que chegou ao país em setembro promete continuar em outubro. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é esperado que as temperaturas fiquem acima da média na maior parte do Brasil. Em Pernambuco, os termômetros devem passar dos 30ºC. Por isso, é importante se manter hidratado, seja bebendo água, sucos ou consumindo frutas.
De acordo com o coordenador do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, Jefferson Arruda, as altas temperaturas e a baixa umidade do ar podem criar situações desafiadoras para o corpo humano. “Em momentos atípicos como esse, é necessária uma atenção especial para manter o equilíbrio do corpo. Portanto, é preciso ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia e comer frutas com bastante líquido, como melancia, abacaxi, laranja, entre outras”, destaca.
O professor adiciona que a desidratação é um processo rápido. Por isso, a importância de se prevenir. “Alguns sintomas da falta de líquido no organismo são boca seca, dores de cabeça, sonolência e enjoos”, afirma. Por fim, ele orienta que, além da água, chás gelados e água de coco também são opções.
Para as pessoas que desejam um acompanhamento clínico, a Clínica-Escola de Nutrição da UNINASSAU oferece atendimento individual para crianças, adolescentes e adultos. Os interessados podem agendar as consultas por meio do número (81) 9.9557-7195, das 8h às 21h. A Instituição está localizada no entroncamento das BR’s 232 e 104 / km 68 – nº 1215.