quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Oftalmologista alerta para doenças oculares no inverno


A temporada de inverno está quase acabando, no entanto, diversas pessoas ainda estão sofrendo com os problemas oculares causados pela mudança climática. A combinação de temperaturas baixas, ar seco e ventos frios podem causar alergias, conjuntivite e síndrome do olho seco, segundo o médico oftalmologista da Clínica Oftalmo Diagnóstico, Dr. Diego Mahon.  

“A principal condição nesta época é a síndrome do olho seco, devido a umidade mais baixa e a falta de lubrificação adequada. Sem falar que, se o paciente já apresenta esse problema, ele certamente irá piorar durante o inverno, então, o indicado é aumentar a frequência de colírio lubrificante e se manter sempre hidratado”, disse o oftalmologista.

De acordo com Diego Mahon, outra doença bastante comum no inverno é a conjuntivite viral. “Devido a aglomeração de pessoas em locais fechados, é frequente o aumento de casos de conjuntivite viral. Para reduzir o risco de contaminação, o recomendado é sempre realizar a lavagem adequada das mãos, evitar coçar os olhos e procurar um oftalmologista em caso de inflamação ocular”, pontuou. 

O oftalmologista também chamou atenção para os casos de conjuntivite alérgica, muito recorrente em crianças. “Os pais devem ensinar os filhos a não coçar os olhos, mas caso a criança já esteja apresentando sintomas, é preciso levá-la ao oftalmologista imediatamente para que ele indique o tratamento mais adequado, evitando prejuízos no futuro”, finalizou.