O município de Paulista registrou a primeira desova de tartaruga cabeçuda (Caretta caretta), nesta quarta-feira (21.06), na praia de Maria Farinha. No ninho, foram identificados 71 ovos, que foram translocados por motivos de segurança por estarem numa área atingida pela ação da maré.
Na ocasião, a bióloga, coordenadora do Projeto de Monitoramento e Conservação de Tartarugas Marinhas em Paulista e analista ambiental da Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista (SEMA), Geanne Santos, explicou a razão para que fosse feita a translocação.
“O processo de translocação que é a transferência dos ovos para um local mais apropriado permite a proteção e o desenvolvimento dos filhotes. O procedimento só pode ser feito por pesquisadores do projeto quando há risco de perda de ninho e é realizado seguindo os protocolos do Projeto Tamar”, disse a servidora.
Para o caso da população notar a presença de animais silvestres ou marinhos precisando de resgate ou ou mortos, ou presenciar alguma tartaruga marinha desovando na costa do litoral do município, ou nascimento de filhotes da espécie marinha, o procedimento é de, imediatamente, entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente por meio do número/WhatsApp: (81) 99836-9947, ou por meio dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, no endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. A população também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.