Podcast Taís Paranhos

sexta-feira, 31 de março de 2023

Abril Verde: campanha conscientiza sobre acidentes e doenças do trabalho


👉A campanha Abril Verde foi criada com objetivo de conscientizar a população sobre os riscos dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais e suas formas de prevenção.

👉O mês de abril foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema: o Dia Mundial da Saúde (7/4) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28/4). O símbolo é um laço verde e a cor escolhida representa as questões de segurança e saúde do trabalho.

"Trabalho não combina com doenças ou riscos. Toda atividade laboral deve ser segura e permitir ao trabalhador boas condições de desenvolvê-la, com segurança e saúde",enfatiza  presidente da Sociedade de Ortopedia de Traumatologia de PE- SBOT/PE, Alexandre Andrade.

"No caso das doenças ocupacionais, a ergonomia ganha grande destaque, principalmente para aqueles que trabalham em escritório e precisam ficar horas sentados. É importante uma ginástica laboral, cadeiras adequadas, equipamentos para o bom desempenho da função, elevação da tela do computador e tempo determinado para desenvolver a atividade", explica o ortopedista. 

"Os intervalos para caminhar, beber água, ir ao banheiro, mover-se, devem ser respeitados nessa jornada de 08h, bem como o horário específico para o almoço", complementa o médico.

Algumas empresas contam com profissionais para realizar ginástica laboral com os colaboradores e permitir que tenham um melhor desempenho em seu dia de trabalho, além de prevenir lesões e outras doenças. 

Assim o “ABRIL VERDE” serve de estímulo à promoção de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro do ambiente de trabalho. Não só na questão de doenças, mas na prevenção de acidentes graves, que podem levar a fraturas, lesões graves e mesmo a óbito. É indispensável a certas categorias profissionais usarem material de proteção adequado e serem fiscalizados quanto ao seu uso correto.