quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Janeiro tem programação especial no Hospital Miguel Arraes


 O Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH), em Paulista, inicia o ano com o calendário voltado para a prevenção de duas enfermidades sérias e muitas vezes negligenciadas: as doenças mentais e a hanseníase. As campanhas Janeiro Branco e Janeiro Roxo serão temas de discussões, durante todo o mês, na agenda de atividades do Grupo de Acompanhantes promovido pelo Serviço Social. 

  A Campanha Janeiro Branco teve início no Brasil, em 2014, com o objetivo de chamar atenção da sociedade, das instituições e das autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental dos seres humanos. A cor branca foi escolhida por ter relação com as reflexões feitas costumeiramente no primeiro mês do ano, quando as pessoas projetam seus desejos, simbolicamente, numa folha ou tela em branco. Este ano, o tema da campanha é o equilíbrio, em justificativa para que todo desequilíbrio, seja na alimentação, no trabalho ou nas relações sociais, gera prejuízo principalmente para nossa saúde.    

  Já a Campanha Janeiro Roxo foi criada pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para desmitificar a hanseníase, uma doença negligenciada e que teve, em 2021, mais de 15 mil novos casos no Brasil. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre as manifestações clínicas da doença e assegurar a todos o acesso ao diagnóstico e ao tratamento precoce, que evita danos aos nervos e movimentos. A principal luta é esclarecer sobre a forma de contágio, não tão severa como no passado, e que obrigava o isolamento e a segregação de pessoas infectadas. O Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase é lembrado no último domingo do mês de janeiro. 

  De acordo com Lucianna Rocha, coordenadora do Serviço Social/HMA, os assuntos discutidos nos Grupos de Acompanhantes são de interesse geral e levantados todos os anos, de forma a esclarecer o usuário que se utiliza dos serviços da unidade, seja ele paciente ou acompanhante. “A nossa intenção é produzir um calendário com temas ligados direta ou indiretamente à saúde. É uma preocupação nossa, além de oferecer o atendimento, também orientar nosso usuário sobre seus direitos, deveres, doenças, tratamentos, enfim, ir além da nossa função inicial, que é a assistência hospitalar”, destaca. 

  A programação do Grupo de Acompanhantes voltada para o Janeiro Branco e o Janeiro Roxo tem início no próximo dia 10, na sala de espera da Emergência, em parceria com os setores de Psicologia e Enfermagem: 

 

JANEIRO BRANCO 

10.01 – Emergência – 15h 

11.01 – Sala de Estudos (5º andar) – 10h30 

20.01 – Ambulatório – 9h 

24.01 – Emergência – 15h 

 

JANEIRO ROXO 

13.01 – Ambulatório – 9h 

17.01 – Emergência – 15h 

25.01 – Sala de Estudos (5º andar) – 15h 

27.01 – Ambulatório – 9h 

31.01 – Emergência – 15h 

Com informações da jornalista Iana Gouveia