Podcast Taís Paranhos

sábado, 12 de novembro de 2022

Choquei: conteúdo rápido que faz história nas Redes Sociais

 

Em 2022, ao lado de tantos personagens que fizeram a diferença nas Eleições, o perfil Choquei acabou se destacando ao fazer coberturas sobre as votações. A Choquei começou a chamar atenção no começo de 2022 ao noticiar sobre a Guerra na Ucrânia. Em meio às paixões nacionais - fofocas e memes - este perfil foi um dos destaques de 2022. E por falar em meme, a imagem da Gretchen correspondente acabou entrando no folclore do perfil, embora não seja criação original da Choquei.

A Choquei tem à frente o produtor de conteúdo Rapha Sousa, fotógrafo de formação, (embora não exerça) e estudante de Publicidade e Propaganda. Sem conseguir conciliar a faculdade com os compromissos da Choquei, preferiu trancar o curso. “Sou de Goiânia, tenho 28 anos, moro sozinho e amo trabalhar com produção de conteúdo”, se apresenta Rapha. Conteúdos que englobam shows, eventos e recentemente futebol, com um patrocínio da copa do mundo. “Não podemos falar muito agora, mas logo você vai entender a surpresa”, diz Sousa,

Setores do Jornalismo Tradicional vêm torcendo o nariz para o trabalho da Choquei, que não usa, ainda, grandes textos, utilizando-se de títulos chamativos - e verdadeiramente informativos, sem ser click-bait - fotos e memes. Tudo o que o público da década de 2020 consome em tempos de fast-news. “Como se fala o ditado, ninguém chuta cachorro morto. Mas qualquer empresa como a nossa sempre está pensando em crescer, em evoluir”, afirma. Veja a seguir a entrevista com o criador e produtor de conteúdo, Rapha Sousa:



A Choquei vai ser patrocinada pra cobrir a copa do mundo. Como vai ser essa cobertura e quem são os patrocinadores? 

Informações sobre a cobertura eu não posso falar porque depois você vai entender a surpresa do que é que vai acontecer tenho muitas informações assim pra te passar, mas é um aplicativo  relacionado ao ramo do futebol  o que tem dentro do aplicativo eu ainda não sei detalhes, tá?

 Vocês esperavam essa repercussão pelo Twitter? Vocês só atuam por essa rede social? Se sim, por que essa escolha pelo Twitter?

Não, o nosso forte na verdade sempre foi o Instagram. No Twitter a gente se destacou por agora, porque pra gente é uma rede social nova aonde você pode passar uma notícia rápida também igual a gente passa no Instagram porém uma notícia mais curta. Às vezes pode até ter sido esse próprio motivo que destacou o trabalho que o perfil vem realizando né? E tem algumas coisas também que a gente posta no Twitter mas não posta no Instagram porque o público é bem diferente de uma rede social pra outra. Então isso também pode ter alavancado o nome da Choquei nessa rede social

 Como lidar com os comentários e polêmicas contra o trabalho desenvolvido por vocês?

Quando o comentário na verdade é uma crítica construtiva, óbvio que a gente aceita, né?  Qualquer empresa como a nossa  sempre pensando em crescer, sempre pensando em evoluir, sempre pensando em trazer coisas novas que não prejudique ninguém, enfim. Agora comentários de hater às vezes que a gente sabe que que realmente não gosta do perfil, não gosta  da empresa a gente releva é porque alguma coisa está acontecendo ou de bom ou de ruim. Ninguém chuta cachorro morto.

 De portal de fofocas a portal de notícias, como se deu essa mudança no conteúdo da Choquei?

Mais  do que comentar,  é mais pras pessoas interagirem entendeu? Então vamos supor às vezes tem pessoa que segue a gente que gosta de artista e famoso, mas não gosta de política, religião, esporte, enfim tem pessoa que segue a gente pelo esporte mas não gosta dos famosos não gosta de reality enfim então assim, agora a gente tem conteúdo variado.

 Houve algum problema, censura ou ameaça nesse meio da política?

Não. Obviamente o pessoal  mandava  comentários às vezes até mesmo homofóbicos, d tipo  “seu viadinho de merda, por isso que está defendendo o partido tal”, sendo que não tinha nada a ver, era basicamente a questão mesmo do conteúdo, né? Mas  fora isso não teve nada de tão grave assim não

 Quais, na sua opinião, foram os melhores e os mais difíceis  momentos no trabalho de vocês?

O mais difícil momento no trabalho é conciliar o turno de dia e trabalhar a noite. Então assim pra poder conciliar isso foi uma complicação, mas assim nada muito grave assim não. A partir de que marcas, empresas grandes começaram a notar a gente, formamos uma equipe. São três pessoas no Instagram, uma de manhã, uma à tarde e uma à noite, além de três pessoas no Twitter, também uma de manhã, uma à tarde e uma à noite, além das pessoas dos bastidores, do jurídico,  assessoria de imprensa, assessoria de publicidade, e eu é que fiscalizo tudo, tomo conta de tudo, adoro estar na produção de conteúdo também.

 Para o futuro, quais os planos da Choquei?

Meu próximo plano agora pra janeiro, porque agora novembro e dezembro a gente está bem corrido,  a gente quer desenvolver um site  pra postar matérias.  O pessoal está cobrando bastante isso da gente  porque não tem um site  e isso vai agregar muito ao perfil e tudo mais então devido a esses pedidos  eu vou que montar uma nova equipe  montar uma nova rede social né?  Um complemento pra choquei então vem aí ano que vem a gente vai criar, desenvolver e colocar em prática, sim!