segunda-feira, 7 de junho de 2021

URGENTE: Bancários em greve pela vida

 

Os bancários de Pernambuco aprovaram por 99% dos votos o Estado de Greve pela inclusão da categoria como prioridade na vacinação contra a Covid-19. A decisão foi tomada em assembleia geral online, realizada pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco, na noite desta segunda-feira (7/6). O Estado de Greve é um aviso à sociedade de que os bancários poderão deflagrar uma greve de fato, com paralisação, a qualquer momento, caso as negociações para serem contemplados com a vacinação não avancem.

“Estamos buscando o diálogo, sendo a greve o último recurso dos trabalhadores bancários nesta luta pela vida. Mas, infelizmente, o número de bancários contaminados pela covid-19 aumentou 439% nos últimos 12 meses em Pernambuco, passando de 156 em junho de 2020 para 842 em junho de 2021. Além disso, passamos a ter registros de mortes na categoria e acreditamos que esse número pode ser ainda maior, pois os bancos têm negado os dados oficiais ao movimento sindical. Então, a categoria decidiu pelo Estado de Greve e esperamos avançar no debate para garantir a vacinação dos bancários”, afirma a presidenta do Sindicato, Suzi Rodrigues.

Considerados essenciais pelo Decreto 10.282, de 20 de março de 2020, os bancários não interromperam suas atividades durante toda a pandemia, garantindo o pagamento do auxílio emergencial, seguro-desemprego, aposentadorias, liberação de crédito e demais serviços bancários. Apesar de toda dedicação e da alta exposição dos trabalhadores nas agências, a categoria não foi lembrada no Plano de Imunização.

Ainda nesta segunda-feira pela manhã, uma comissão do Sindicato dos Bancários de Pernambuco foi recebida no Palácio do Campo das Princesas, durante a vigília da categoria em memória dos bancários vítimas da Covid-19. “O Governo do Estado de Pernambuco, por meio do secretário executivo da Casa Civil, Eduardo Figueiredo, assumiu o compromisso de empenhar-se para ampliar a vacinação para a categoria bancária e reforçar a reivindicação dos bancários junto ao Comitê de Combate à Covid-19 do Estado de Pernambuco. Vamos seguir cobrando para que esse empenho seja concretizado com a vacinação”, destaca o presidente eleito para o triênio 2021-2024, Fabiano Moura. A expectativa é de uma possível inclusão com a chegada da Sputnik-V, vacina adquirida pelo Consórcio Nordeste.

O Sindicato vem realizando uma série de ações em busca de diálogo para inclusão da categoria como prioridade, entre essas destacamos o envio de ofícios às prefeituras e câmaras municipais, ao Governo do Estado de Pernambuco, à Secretaria de Saúde do Estado e à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Também foram realizadas reuniões com deputados, prefeitos, vereadores e com a vice-governadoria do Estado. Na Região Metropolitana do Recife, cobramos ao governador Paulo Câmara a vacinação dos bancários com outdoors/outbus e bicicletas sonoras. Conquistamos recomendação para inclusão dos bancários por parte do Conselho Estadual de Saúde (NOTA TÉCNICA 2/2021), indicação ao governo pela Alepe (INDICAÇÃO 5575/2021), requerimentos pelas câmaras municipais do Recife, Arcoverde, Olinda, Vitória de Santo Antão e Floresta.

lmprensa Sindbancários PE