domingo, 17 de janeiro de 2021

Editorial: Viva a Ciência!

 

Domingo, 17 de janeiro de 2021. Esta senhorinha, cuja vida resume uma força descomunal: mulher, negra, pobre, enfermeira do SUS, portadora de comorbidades (diabetes e pressão alta, além de obesidade). E dentro dessa força, hoje ela virou um símbolo da vitória da Ciência sobre o obscurantismo ao ser a primeira pessoa a ser vacinada no Brasil. 

Já dá pra ter uma esperança, mas ainda não é tudo. Outros países já vacinaram milhões enquanto aqui falta tudo: Vacina pra todo o povo, oxigênio nos hospitais de Manaus, conhecimento pra saber que "tratamento precoce" não existe e principalmente, vergonha na cara de quem pode fazer alguma coisa e não faz.

O momento agora é de abrir o olho e continuar cobrando as autoridades. Claro, sempre ouvindo a Ciência, valorizando o SUS e ignorando solenemente os negacionistas. Os cientistas têm ANOS de estudo e não perdem tempo em conspirações.

O Método Cientifico - dei aula sobre isso por anos - resumidamente falando, é assim: um fenômeno qualquer é observado; levantam-se hipóteses sobre ele; o fenômeno passa a ser observado; experiências são promovidas e a hipótese é confirmada (ou não). Tudo com embasamento teórico (através de análise documental e bibliográfica) e empírico (trabalho de campo) ou laboratorial. Com todos os alicerces, esse estudo passa a ser publicado. Ciência é isso.

As Redes Sociais são extremamente úteis quando utilizadas do jeito certo: como lazer ou difusor de informações corretas. Mas aquele meme com palavras agressivas, informações distorcidas e pedidos de compartilhamento... Não caiam nessa.

Confie em quem lida com as informações corretas: cientistas, professores, jornalistas.

Viva a Ciência!!!