Podcast Tais Paranhos

quinta-feira, novembro 21, 2019

Bancos abrem.uma hora mais tarde

Em adesão ao Dia Nacional de Luta contra a Medida Provisória 905, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realiza paralisação de protesto, das 10h às 11h, de agências do Centro do Recife (PE). A categoria defende a manutenção da jornada de seis horas diárias e 30 horas semanais, sem abertura das agências nos finais de semana. Embora estejam assegurados pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, válida até agosto de 2020, Esses direitos foram atingidos pela Medida do governo Bolsonaro.

O Dia Nacional de Luta foi convocado pelo Comando Nacional dos Bancários, que iniciou o processo de negociação sobre os impactos da MP 905 com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) no último dia 14 de novembro. No Recife, a abertura será retardada em dez agências bancárias, públicas e privadas. 

Na ocasião, os dirigentes irão realizar reuniões com os bancários sobre os impactos da MP 905 e as estratégias para impedir a aprovação no Congresso Nacional.

De acordo com a MP 905, a jornada de trabalho dos bancários será elevada para 8h diárias, exceto para os que exercem função de caixa, e 44 horas semanais, o que permite a abertura aos sábados. Além disso, a medida retira dos sindicatos o poder de negociação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Os efeitos da MP 905 estão suspensos nos bancos até a próxima reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). O encontro está marcada para o dia 26 de novembro.

*AGÊNCIAS DO RECIFE QUE TERÃO A ABERTURA RETARDADA ATÉ 11H NESTA QUINTA-FEIRA (21/11)*

BB Dantas Barreto 

Itaú Dantas Barreto 

Itaú Santo Antônio

Santander Dantas Barreto

Bradesco Dantas Barreto

Caixa Marrocos

Santander Imperador

BB Sete de Setembro

BNB Boa Vista

Caixa Guararapes

Imprensa SindBancários PE