quinta-feira, 2 de agosto de 2018

SP: Iniciativa ajuda cadeirantes na prática de esportes

Praticar esportes, fazer exercícios físicos e passeios culturais, trocar experiências e fazer amizades são aspectos importantes para qualquer pessoa.

Mas, quando os participantes são pessoas com deficiência física, essas simples ações se transformam em momentos especiais e de grande valor.

Pensando nisso, Sandro Brito e Paulo Scarpelli idealizaram e atualmente coordenam o projeto ICEL, que atualmente atende cerca de 20 pessoas com deficiências físicas, que se locomovem através da cadeira de rodas.

Esse trabalho é realizado em cinco etapas, a primeira buscando um pouco mais de condição física, habilidades motoras, treino tático, treino técnico voltado para o Handebol Adaptado, feito com os cadeirantes, adaptação no meio líquido, afim de aprimorar a cada dia a percepção do esporte como lazer e competição, porém ainda não termos nossas cadeiras esportivas para deixar nosso treinos mais dinâmicos. Em 2017 também iniciamos a atividade de tênis de mesa e a adaptação ao meio líquido (iniciação da natação).

A segunda parte do trabalho é feita com cadeirantes, que participam de passeios culturais como; visitas a teatros, a parques, centro culturais e institutos de pesquisa, sendo programado uma vez por mês.Mas, nada disso aconteceria se não fosse o transporte do Serviço ATENDE/SPTRANS, da Prefeitura de São Paulo.

Estamos buscando apoiadores não só para manter o projeto, mas também para expandir nossas atividades, explica o professor Sandro Brito, técnico do time de Handebol, que sonha com a possibilidade de ter o próprio espaço para realizar as atividades com melhor infraestrutura e agregar pessoas andantes que possam fazer parte desta inclusão social, cultural e esportiva.

No final de 2013, o grupo participou de duas etapas do V Campeonato Paulista de HCR4, Handebol em Cadeira de Rodas, representando a cidade de São Paulo (somos o único time da capital), tivemos grandes dificuldades para acompanhar o restante dos times porque não possuímos cadeiras de rodas esportivas essenciais para esta modalidade, sendo assim contamos com a boa vontade das outras equipes em nos cederem as cadeiras de seus atletas.

Para conhecer mais o Icel: