Podcast Taís Paranhos

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Morre dramaturgo Antonio Cadengue

O ator e diretor teatral Antonio Edson Cadengue, de 64 anos, faleceu nesta quarta (1º) no Hospital Hapvida, no Recife, após ter sofrido uma queda no último fim de semana. De acordo com a família de Antonio Cadengue, o laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) apontou como causa da morte um infarto agudo do miocárdio, que evoluiu com um edema agudo de pulmão. 

Seu corpo está sendo velado neste momento no Teatro Valdemar de Oliveira, e o enterro está previsto para logo mais às 14h no Cemitério de Santo Amaro. Nascido em Lajedo, no Agreste do Estado, foi durante os estudos da Faculdade de Psicologia que se encontrou com a vocação do Teatro. Foi professor do Curso de Artes Cênicas da UFPE até sua aposentadoria. Alguns de seus (muitos) espetáculos de sucesso foram Boca Molhada de Paixão Calada, Doroteia, Senhora dos Afogados e Vestígios

Amigos e colegas lamentaram a perda:

"Mesmo perdendo um pedaço de mim, sei que o amor não morre. O resto é silêncio, no Recife e no meu coração" (João Silvério Trevisan, escritor e filósofo)

"Meu coração está partido. A dor que sinto não cabe em palavras" (Igor de Almeida Silva, ator e professor)

"Que Deus o receba ao seu lado, amigo Antonio Cadengue! Passamos lindos momentos juntos, de parceria, de aprendizado... " (Carlos Lira, ator)

"O Homem brilhante das Artes Cênicas. A Cena Pernambucana perde mais um artista. Que saudade das suas direções e de suas famosas aulas." (Ivonete Melo, presidente do SATED-PE)

"Foi embora pra outro plano Antonio Edson Cadengue deixado saudade e boas lembranças aos amigos,familiares e ao teatro. Deixa tudo isso pra mim também, mas uma frustração como ator de nunca ter sido dirigido por você". (Pedro Dias, ator)

"Antonio Cadengue, cuja Morte, prematura e inesperada, chega no vento frio de agosto..." (Stella Maris Saldanha, atriz, jornalista e professora)

"Ele vai brilhar em outros palcos. Viva Cadengue!!!" (Cláudio Bezerra, jornalista e professor)

"Até logo Mestre e amigo Antônio Cadengue. Obrigado pelas inúmeras conversas sobre o teatro, a estética e os mistérios da existência." (Alexandre Figueiroa, jornalista, professor e crítico de cinema)

"Antônio Cadengue gratidão pela sua passagem na terra! Por contribuir na cultura pernambucana! Por ensinar amor e respeito ao teatro! Obrigado Cadengue por não me fazer desistir! Seu brilho será eterno!" (Paulo de Pontes, ator)

"E esse vazio incomensurável deixado por Cadengue, produção? Dilacerada!" (Telma Ratta, atriz)

"Agradeço as contribuições e alegrias compartilhadas não só comigo, mas com o teatro pernambucano. Vai com Deus, mestre! " (Mariângela Borba, jornalista)

"O teatro Pernambucano está de luto com essa grande perde desse profissional da dramaturgia Antônio Cadengue . Que Deus conforte toda a sua família" (Markinhos Lopez, ator)

"Cadengue me dirigiu em três espetáculos: "A Lição", de Ionesco; "Essa noite se improvisa", de Pirandello e "Boca Molhada de Paixão Calada", de Maria Adelaide Amaral. Sempre com maestria. Saudades."(José Mário Austregésilo, Professor e Radialista)

"Meu primeiro diretor de teatro do Curso de Formação do Ator- UFPE. Gratidão, Perplexidade e Saudades" (Manina Aguiar, atriz e comunicadora)

"Um grande encenador teatral fez sua passagem !triste notícia. ,foi-amigo mestre ,conselheiro ,apoiador da vida inteligente e com Arte na cidade Recife ! Diretor e fundador da Cia teatro de Seraphim que tive a felicidade de compor em determinadas fases .Professor do curso de Artes Cênicas UFPE.. Vai na Luz Cadengue ! Obrigado pelos caminhos e sonhos Antonio Edson Cadengue" (Thiago Dinis, ator)

"Meus sentimentos faleceu o professor Antônio Cadengue! Siga na luz..." (Paula Fabiana Fernandes, atriz)

"Puxa vida queria que fosse uma notícia falsa. Que falta fará esse diretor original e pura sensibilidade. Antonio Cadengue" (Gugga Macel, ator e dramaturgo).