quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Evento marca Dia Nacional de Doação de Órgãos no HMA

O Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, integra-se às atividades pela passagem do Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, comemorado nesta quarta-feira, 27. O HMA ocupa a quarta posição entre as principais unidades captadoras de córneas em Pernambuco, colaborando para que o estado ocupe a primeira colocação no Norte e Nordeste no ranking nacional de transplantes.

Para alertar sobre a importância da doação, a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT promove na sexta-feira, dia 29, uma palestra no auditório do hospital, com a participação da Central de Transplantes de Pernambuco e de pacientes transplantados. Com o tema “A importância da doação de órgãos e tecidos, um gesto de solidariedade que pode salvar vidas”, o evento estará aberto a funcionários, pacientes e acompanhantes a partir das 14h. 

A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT é responsável pela busca de potenciais doadores dentre os mortos na unidade de saúde. Cinco técnicos de enfermagem coordenados pela enfermeira Enirlei Penalva trabalham dia e noite nessa procura. São realizadas rondas, de três em três horas, nos chamados setores neurocríticos, onde há o acompanhamento dos prontuários dos pacientes e a evolução do quadro clínico.

O Hospital Miguel Arraes registra uma média de 80 a 90 óbitos por mês. Porém, a grande maioria está fora da faixa etária para doação de órgãos e tecidos (entre 5 e 75 anos) ou apresenta uma contra-indicação médica (portadores de doenças como sepse, HIV, tuberculose, arboviroses ou leptospirose). São justamente os pacientes viáveis a finalidade do esforço diário e constante da CIHDOTT para salvar vidas, contribuindo no aumento do número de transplantes em Pernambuco. 


Com informações da jornalista Iana Gouveia